• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    Sustentabilidade na prática: como as marcas podem fortalecer ações ESG para além do ambiente corporativo

    Por Sheila Ferrari*

    Nos últimos anos, estar alinhado à agenda ESG tornou-se cada vez mais indispensável e vital para o desenvolvimento de qualquer empresa. Reconhecer a importância de práticas voltadas ao meio ambiente, sociedade e governança vai muito além de ser uma organização bem-sucedida, que apresenta bons resultados e lucros. De acordo com uma pesquisa da Bloomberg e Adox Research, 92% dos executivos pretendem aumentar os gastos com ESG em ao menos 10%, enquanto 18% planejam ampliar os investimentos em 50% ou mais.

    Não estamos falando sobre abrir mão de lucro ao desenvolver ações sustentáveis. Pelo contrário, adotar práticas socioambientais, elaborar projetos que impulsionam a preservação ambiental, assim como promover um ambiente mais diverso são tendências e que agregam valor à marca. As questões sustentáveis ganham ainda mais apoio e relevância no mundo corporativo. Por isso, é vital que todos os cargos estejam alinhados a um único propósito, do estagiário ao C-Level, passando por todas as áreas.

    Estar engajado com as práticas de sustentabilidade e responsabilidade social vão desde ações internas, voluntariado, iniciativas que promovem a conscientização ambiental, e adotar um consumo consciente, até se envolver em projetos fora do escritório. Na Odontoprev, temos exemplos bastante satisfatórios e que nos orgulham a cada dia.

    Promovemos ações em parcerias com grandes ONGs, como por exemplo, a Expedição Ondas Limpas na Estrada, projeto que foi responsável por retirar mais de 2,4 toneladas de resíduos das faixas de areias, gerando um estudo científico e pioneiro sobre a situação dos resíduos em todo litoral brasileiro. Além disso, alinhado ao nosso propósito, levamos atendimento odontológico gratuito aos catadores das cooperativas locais que receberam nossos resíduos. E como não poderíamos deixar nossos colaboradores de fora, ao longo da Expedição, realizamos diversos mutirões de limpeza em que eles colocaram a “mão na massa” e saíram transformados dessa experiência. 

    Ter a contribuição dos colaboradores traz um sentimento ainda mais positivo, porque mostra que nós, enquanto instituição, conseguimos consolidar valores que vão além do ambiente corporativo e que fazem real diferença na vida da sociedade.

    Outro projeto especial foi uma cooperação com a Associação Médicos na Floresta, cujo intuito principal é oferecer atendimento médico – e, com a participação da Odontoprev, também odontológico – a populações indígenas, em localidades de acesso extremamente complexo. Estivemos, há alguns meses, na região do Baixo Rio Negro, no Amazonas, para realizar procedimentos de baixa a alta complexidade na população ribeirinha, a bordo de um barco-hospital, cuja estrutura foi totalmente projetada para oferecer atendimentos e suprir parte da demanda dessas populações.

    E não poderia deixar de citar outro projeto que nos enche de orgulho, o Projeto Sorria, onde proporcionamos apoio através da doação de planos odontológicos a instituições focadas em jovens que estão em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, já realizamos a doação de mais de 10.000 planos odontológicos, para cerca de 25 instituições. 

    Fazer parte de iniciativas assim é inspirador e nos motiva a propor soluções, criar caminhos e melhorar o que está ao nosso alcance. Tenho certeza que também é uma forma de nos conectarmos aos propósitos da organização e melhorar até mesmo a produtividade e desempenho, uma vez que o colaborador consegue ver, de maneira concreta, que faz parte de uma empresa que de fato se importa com as pessoas e que é capaz de configurar um sentido ainda maior às práticas do dia a dia, ao mesmo tempo em que realmente fazem a diferença na sociedade, sem deixar de ser efetiva e entregar resultados.

    Ver os colaboradores engajados em cada iniciativa e alinhados às nossas práticas nos enche de orgulho e nos motiva a acreditar que estamos cada vez mais no caminho certo, somando a força não só do trabalho diário da equipe e colaboradores, mas também da companhia em fazer a diferença. Afinal, só podemos construir uma cultura sustentável com pessoas engajadas e que acreditam no nosso propósito.

    *Sheila Ferrari é gerente executiva de marketing, pesquisa e sustentabilidade na Odontoprev.

    Foto: Envato Elements 

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    3 de julho de 2025

    α-Copaeno é um repelente potente do inseto transmissor do greening em citros


    Leia mais
    2 de julho de 2025

    Manejo eficiente pode reduzir emissões de óxido nitroso no setor sucroenergético


    Leia mais
    1 de julho de 2025

    Água Ultrapura: O Elemento Vital para o Sucesso em Análises por HPLC


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • α-Copaeno é um repelente potente do inseto transmissor do greening em citros
    • Manejo eficiente pode reduzir emissões de óxido nitroso no setor sucroenergético
    • Água Ultrapura: O Elemento Vital para o Sucesso em Análises por HPLC
    • Tecnologia usa IA para aumentar precisão de exame de doenças cardiovasculares
    • Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE
    • Glicerina substitui com vantagem a água na produção de hidrogênio verde, indica pesquisa
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica