fbpx

Sustentabilidade e desenvolvimento: Braskem e Earth Animal ampliam uso de embalagens de Plástico Verde

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Mais de 150 marcas no mundo já usam plástico de origem renovável em embalagens

O plástico é hoje um dos principais agressores do meio ambiente: acumulados aos montes nos mares são venenosos para as especies marinhas. A quantidade de plástico que é produzido todos os dias e descartado, coloca em alerta as indústrias de embalagens, que em meio ao avanço da piora climática e suas consequências no mundo, se dispõe a pensar novas alternativas. Todos os anos são produzidos mais de 11 milhões de toneladas de lixo plástico e apenas 1,2% é reciclado. O Brasil ocupa o quarto lugar na lista dos maiores produtores de lixo plástico no mundo.

Tartarugas marinhas são as mais ameaçadas pelo lixo plástico: confundem sacolas plásticas com águas-marinhas, seu principal alimento.

 

A partir desta necessidade urgente e reforçando a estratégia de apostar em produtos sustentáveis, a Braskem, maior produtora mundial de biopolímeros, deu mais um passo na ampliação do uso de embalagens feitas a partir de matérias-primas renováveis na indústria do plástico. A empresa celebra a parceria com a Earth Animal, grupo americano fabricante de produtos veterinários, que acaba de lançar a linha de ração para cães Dr. Bob Goldestein’s Wisdom™, para distribuição nos Estados Unidos em embalagens produzidas com o Plástico Verde I’m green™ da Braskem. A parceria amplia o número de marcas que já usam o polietileno verde – já são mais de 150 no mundo inteiro.

Feito à base de cana-de-açúcar, o Plástico Verde I’m green™ da Braskem foi o primeiro polietileno de origem renovável a ser produzido no mundo. Ele captura e fixa gás carbônico da atmosfera durante a sua produção, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. Com as mesmas propriedades, desempenho e versatilidade do polietileno de origem fóssil, a resina renovável é 100% reciclável, podendo ser utilizada nas cadeias produtivas do plástico e da reciclagem convencionais.

O Plástico Verde começou a ser produzido em escala industrial e comercial pela Braskem em 2010. No Brasil, grandes empresas já utilizam o produto em suas embalagens, a marca carioca Café Favorito; o Grupo Lego, fabricante de brinquedos; e a Guarany, produtora de equipamentos para o agronegócio.

 

Grande parte do plástico produzido é descartado e não reciclado.

 

“Acreditamos que o plástico tem um papel muito importante no desenvolvimento sustentável, pois pode evitar o desperdício e aumentar a eficiência em diversos setores da economia. Por isso, a Braskem segue empregando esforços para continuar ampliando não apenas seu portfólio I’m green™, mas também o rol de iniciativas globais que possam sensibilizar a cadeia do plástico em prol da Economia Circular, compromisso que assumimos em 2018, e estimular a sociedade na atenção para o consumo consciente”, afirma Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis da Braskem.

As embalagens da nova linha de ração da Earth Animal, utilizando o Polietileno Verde como matéria-prima, estão sendo produzidas por meio de parceria com a Peel Plastics. “A Earth Animal sempre foi apaixonada por como, por quê e o que fazemos. A sustentabilidade é uma parte importante do nosso DNA. Por mais de 40 anos nossa promessa tem sido preservar e melhorar a qualidade de vida dos animais e das pessoas e, dado tanto o nosso compromisso como o da Braskem, essa parceria aconteceu de forma natural”, diz Stephanie Volo, vice-presidente de Marketing e Sustentabilidade da Earth Animal.

O gerente de desenvolvimento de negócios da Peel Plastic Products, Weijia Zhang, afirma que “com ênfase em oferecer o máximo de nutrição para os pets e seus pais, as exigências de embalagem da Earth Animal se alinharam perfeitamente às propriedades do Plástico Verde I’m greenTM. Estamos empolgados com a combinação de materiais de alto desempenho com nossa expertise em produção para produzir uma embalagem dedicada a atender às necessidades de consumidores e do mercado”, diz Zhang.

Segundo o gerente comercial da equipe de Renováveis da Braskem na América do Norte, Joe Jankowski, a parceria está conectada com o desejo cada vez maior de consumidores por materiais mais sustentáveis e recicláveis. “Como a transparência, qualidade e sustentabilidade estão no cerne dos negócios da Earth Animal, está sendo muito construtivo ajudar a levar essa mesma abordagem para os consumidores e contar com a expertise da Peel Plastics”, finaliza Jankowski.

 

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Cora 100: espectrômetro portátil, rápido e compacto da linha Raman Cora

A Anton Paar apresenta o mais novo membro da família de espectrômetros Raman Cora: o espectrômetro Raman de mão Cora 100, rápido e compacto, é perfeitamente adequado para a

Colunas para cromatografia gasosa da Zebrom tem qualidade internacionalmente reconhecida

A Zebrom produz colunas para cromatografia gasosa (GC) desenvolvidas por cientistas especializados da Phenomenex com a melhor tecnologia do mercado. Como comprovação de sua eficiência, foi reconhecida com três prêmios

Linha SafePack do Grupo Polar mantem estabilidade sob temperaturas extremas por muito mais tempo

Novas tecnologias, que foram apresentadas na 24 ª FCE Pharma, foram desenvolvidas para manter e garantir estabilidade sob temperaturas extremas por muito mais tempo  

15ª edição da Analitica Latin America traz Rodada de Negócios: espaço reservado para a efetivação de negócios

Reprodução de Analitica Latin America A Analitica Latin America, visando proporcionar mais oportunidades de negócios aos seus expositores, preparou uma novidade para esse ano. No

Revista Analytica: a revista do controle de qualidade industrial

Na edição simbólica de número 100 da Revista Analytica, trazemos dois grandes artigos para fornecer bases científicas para todos que atuam na área. No ramo

Seções
Fechar Menu