Indústria de cosméticos aposta em produtos específicos para a prática de esportes
Os Jogos Olímpicos se aproximam e, de acordo com uma pesquisa realizada pela Sport Track, a média de praticantes de modalidades esportivas no Brasil subiu para 82% no ano passado, enquanto no intervalo entre 2006 a 2019 era de 45%. Mais pessoas em atividade ajudam a expor necessidades de produtos específicos, incluindo de proteção para pele e cabelos, com formulações mais poderosas do que os padrões disponíveis para consumo geral.
Corina Godoy, especialista de mercado da in-cosmetics Latin America, farmacêutica e fundadora da Pink Cheeks, marca dedicada à cosméticos para esportistas, lembra que o interesse por esse tipo de produto tem crescido desde a pandemia. “Esportes como corrida de rua, por exemplo, vêm ganhando destaque pela facilidade em aderir à modalidade, que teve um crescimento de 20% em 2023 na comparação com 2022, segundo estudos. Com isso, entendemos que a demanda em relação aos cuidados pessoais deve acompanhar esse movimento, gerando novas soluções para esse tipo de público”, explica.
Já um outro levantamento realizado pelo Sebrae Beleza em 2022, mostra que os jovens, grupo que mais pratica esportes e também é o principal consumidor de cosméticos, estão mais ligados nos cuidados dos cabelos, pele e proteção para o corpo do sol. Mas qual é a diferença dos produtos tradicionais para os que são desenvolvidos para esportistas? Corina explica que o desenvolvimento exige estudar ativos e ingredientes que auxiliam na resistência e na performance, mas praticidade e eficiência.
“Em 2008, comecei a correr com duas amigas e, em pouco tempo, sentimos na pele os efeitos da prática intensiva do esporte, como as queimaduras, cabelos embaraçados, assaduras e bolhas nos pés. Eu tinha uma farmácia de manipulação e, na época, desenvolvi alguns protótipos para combater esses problemas. Daí surgiram ingredientes para filtros de amplo espectro, agentes de resistência à água e ativos que ajudam a prevenir os danos causados pelo sol e pelo atrito.”, conta.
A executiva compõe o grupo de especialistas de mercado convidado para organização da in-cosmetics Latin America 2024, evento de matérias-primas e formulações de cosméticos voltado para profissionais do setor, que acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A feira internacional completa uma década neste ano e é considerada um dos principais encontros do mercado para apresentação das próximas tendências em ingredientes de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. ,
Mais informações em: https://www.in-cosmetics.com/latin-america/pt-br.html