Edital apoiará projetos sobre as bacias marítimas europeias e o Atlântico com foco em sustentabilidade
A FAPESP anuncia o lançamento de uma chamada de propostas com a Sustainable Blue Economy Partnership (SBEP), parceria europeia desenvolvida no âmbito do programa Horizon Europe.
A SBEP reúne 60 instituições parceiras de 25 países, permitindo um esforço conjunto em pesquisa e inovação marinhas e no alinhamento de programas nacionais à escala pan-europeia, considerando as bacias marítimas (Mediterrâneo, Mar Negro, Báltico e Mar do Norte) e o oceano Atlântico.
Para fomentar a colaboração científica entre pesquisadores do Estado de São Paulo e seus parceiros da SBEP, a FAPESP, a convite do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), participa da chamada transnacional “Caminhos unificados para uma economia azul climaticamente neutra, sustentável e competitiva: envolvendo a sociedade civil, academia, política e indústria”.
A chamada abrange as seguintes áreas prioritárias: 1) Gêmeos Digitais dos Oceanos em escala regional de sub-bacias; 2) Setores da economia azul, desenvolvimento de infraestruturas marítimas de uso múltiplo; 3) Planejamento e gestão do uso do mar em nível regional; 4) Biorrecursos Marinhos.
A FAPESP disponibilizará um orçamento total equivalente a até € 400 mil para apoiar as propostas bem-sucedidas que tenham participação de pesquisadores proponentes do Estado de São Paulo. As submissões de propostas deverão seguir as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular.
A data-limite para envio da pré-proposta é 10 de abril.
Os pesquisadores interessados deverão seguir as orientações da Chamada SBEP 2024 disponíveis em: www.bluepartnership.eu/funding-opportunities. E também as orientações descritas no edital: fapesp.br/16574.
Matéria – Agência FAPESP
Imagem – A data-limite para envio da pré-proposta é 10 de abril (Sb2s3/Wikimedia Commons)