Você sabe o que é ESG e como ele mudou o mercado global?
Se em um passado não muito distante esperava-se que o foco das companhias fosse apenas lucro e expansão, hoje elas são cobradas a se responsabilizarem pelos recursos ambientais e sociais que consomem no processo. Base da agenda ESG1 – sigla em inglês para ambiental, social e governança (ASG em português) – que reúne práticas e comportamentos ligados a estes três pilares.
Contrariando o senso comum, o conceito extrapola iniciativas de sustentabilidade e abrange questões sociais e de transparência de dados, por exemplo, pautas cada vez mais fortes no mercado. Tudo parte de um esforço das empresas para atender as demandas do público, legislativas e mudanças nos hábitos de consumo.
Apesar da agenda ter ganho mais visibilidade com o surgimento do conceito ESG em 2004 – dentro de um grupo de trabalho do Principles for Responsible Investment (PRI), rede ligada à ONU que tem objetivo de convencer investidores sobre investimentos sustentáveis –, a prática pelas empresas só começou a ganhar corpo a partir de 2015 com a criação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável2 (ODS), uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que estabelecem metas globais para o mercado até 2030.
Se no passado, a poluição, por exemplo, era considerada uma externalidade negativa e até mesmo “justificada” de acordo com o impacto positivo para a economia local. Agora, o conceito de externalidade passa a ser substituído por uma cultura de “internalizar” soluções para mitigar os impactos ambientais ao mesmo tempo que contribui para questões sociais e de impacto direto para a qualidade de vida de clientes, colaboradores, acionistas e, inclusive, fornecedores e das comunidades que estão em seu entorno. Quando se trata de iniciativas de ESG… TUDO e TODOS importam!
ESG na LG – Uma Vida Melhor para Todos
Há pelo menos uma década, a LG Electronics trabalha incansavelmente para criar, em âmbito global, um desenvolvimento sustentável em seus produtos, engajando colaboradores, consumidores e parceiros.
A empresa está focada em duas áreas principais: ‘3Cs’ para o planeta, que em inglês são carbon neutrality (neutralidade de carbono), circularity (circularidade) e clean technology (tecnologia limpa); e ‘3Ds’ para pessoas, que em inglês são design for all (design para todos), delightful workplace (ambiente de trabalho agradável) e diversity & inclusion (diversidade e inclusão).
No Brasil, uma das iniciativas é a parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), responsável pela gestão da logística reversa de produtos pós-consumo, contribuindo para que a companhia cumpra as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Na prática, enquanto a LG se compromete em desenvolver produtos com o menor impacto ambiental e, também, estimula seus consumidores a fazerem o descarte correto dos equipamentos que não utilizam mais. Assim, todos colaboram para um planeta mais sustentável. São mais de 4 mil pontos de coletas espalhados por diversas cidades do Brasil.
Leia mais informações aqui: Link
1ESG: sigla em inglês para ambiental, social e governança (ASG em português) é o conjunto de práticas utilizadas para medir a sustentabilidade, responsabilidade social e o impacto ético de uma empresa. Para que ela assuma a responsabilidade pelos impactos ambientais e sociais que a sua cadeia de produção gera no planeta e sociedade que está inserida.
217 ODS sigla para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que estabelecem metas globais até 2030. Estas incluem ações para maior geração de renda, mais emprego, saúde, educação, redução das desigualdades, questões de gênero, mudança climática, desenvolvimento econômico, entre outros temas. Reforçando o conceito do Triple Bottom Line – pessoas, planeta, lucro –, os ODS devem ser trabalhados de forma integrada, porque que o alcance de um objetivo depende do avanço dos demais.
Foto Reprodução: LG Electronics
SOBRE A LG ELECTRONICS, INC.
A LG Electronics é uma inovadora global em tecnologia e produtos eletrônicos de consumo com presença em quase todos os países e uma força de trabalho internacional de mais de 75 mil pessoas. As quatro empresas da LG – Home Appliance & Air Solution, Home Entertainment, Vehicle component Solutions e Business Solutions – combinadas geraram vendas globais de mais de US$ 56 bilhões em 2020. A LG é uma fabricante líder de produtos de consumo e comerciais que vão desde TVs, eletrodomésticos, soluções de ar, monitores, robôs de serviço, componentes automotivos e suas marcas premium LG SIGNATURE e inteligente LG ThinQ são nomes familiares em todo o mundo. Visite o site para obter as últimas notícias.
SOBRE A LG ELECTRONICS NO BRASIL
Operando no Brasil desde 1996, a LG Electronics comercializa no País um extenso lineup de produtos, com mais de 350 itens, entre TVs, Áudio e vídeo, equipamentos de informática, Condicionadores de Ar, Linha Branca e Soluções Corporativas. A companhia, que fabrica nas plantas de Manaus a maioria dos produtos vendidos no Brasil, já é considerada a segunda maior operação da LG, atrás apenas dos Estados Unidos. Com cerca de 6 mil funcionários, a subsidiária brasileira conta com um centro de Pesquisa e Desenvolvimento, assistência técnica e call center próprios, além de uma loja própria em Recife.
ACOMPANHE TODAS AS INFORMAÇÕES NOS CANAIS LG
Site: Link
Instagram: Link
Twitter: Link
YouTube: Link
Facebook: Link
Linkedin: Link