Ultramid® Deep Gloss ganha o Prêmio Alemão de Inovação 2018

Especialidade de poliamida de alto brilho para o interior dos automóveis dispensa revestimento. Reconhecido por seu valor agregado em comparação às soluções anteriores

A especialidade de poliamida Ultramid® Deep Gloss da BASF, recebeu o Prêmio Alemão de Inovação 2018 na categoria “Materiais e Superfícies”. O prêmio é concedido pelo Conselho Alemão de Design (German Design Council) em reconhecimento aos produtos de diferentes setores que ofereçam benefícios adicionais em comparação às soluções anteriores. Introduzido no mercado no final de 2017, o Ultramid® Deep Gloss combina a resistência química das poliamidas semicristalinas com o alto brilho e a percepção de profundidade dos plásticos amorfos.

Os componentes feitos com o Ultramid® Deep Gloss são adequados para interiores de interiores de automóveis e possuem uma superfície black piano de alto brilho que, pela primeira vez, não demanda um revestimento de proteção adicional e elaborado. A especialidade de poliamida pode ser usada para criar superfícies de alto brilho resistentes a raios UV, riscos e químicos com uma interessante interação de luz e sombra. Ela permite que os designers implementem texturas diferentes como estrias, ondas, acabamento martelado, linhas e losangos com um visual de black piano, ou superfícies de estrutura com elementos táteis de design – em um design integrado e funcional para os conceitos de direção autônoma do futuro.

O Ultramid® Deep Gloss é adequado para componentes como saídas de ar e guarnições decorativas, incrustações em portas de carros, consoles centrais ou painéis. Durante o desenvolvimento, os requisitos da indústria automotiva relativos a emissões e odor também foram considerados. Durante o processamento, a nova poliamida da BASF oferece interessantes possibilidades de economia de custo, já que é fabricada com a tecnologia de variação térmica de molde e os componentes não precisam ser revestidos.

Especialidade de poliamida é vencedora em ambiente de alto nível

O Prêmio Alemão de Inovação foi concedido pela primeira vez, com 650 inscrições. Apenas as empresas indicadas pelo Conselho Alemão de Design puderam participar. O júri é composto por peritos independentes da indústria, da comunidade científica, de diversas instituições e do setor financeiro. As candidaturas foram avaliadas segundo as categorias de nível de inovação, benefícios ao usuário e rentabilidade. O júri também considerou aspectos como sustentabilidade social, ecológica e econômica, além do uso de energia e recursos. “Estamos orgulhosos do prêmio”, comemora Xaver Hopfenspirger, gerente de projeto do Ultramid® Deep Gloss na BASF. “É uma confirmação de que acertamos no alvo com este material: a demanda por superfícies em black piano no interior dos automóveis tem aumentado. E há uma expectativa de que a quantidade de superfícies resistentes, mas de alta qualidade e funcionalizadas, venha a aumentar. Tal tendência ficará ainda mais evidente devido aos novos designs operacionais na transição para a direção autônoma. Hoje ofereceremos outras cores além do preto profundo (deep black) para atender aos desejos de diferentes clientes por interiores de carros personalizados”, afirma.

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Seções
Fechar Menu