• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    Fraude, Regulamentos, Glifosato e Muito Mais…

    Uma entrevista sobre as preocupações crescentes para testes de alimentos e bebidas com Khalil Divan, Ph.D.

    O Dr. Khalil Divan é o Diretor Sênior de Marketing Global para o mercado de Alimentos e Bebidas do grupo de Cromatografia e Espectrometria de Massa da Thermo Fisher Scientific. Com mais de 20 anos de experiência neste setor, o Dr. Divan ajuda a enfrentar desafios, trabalhando em estreita colaboração com clientes, órgãos reguladores, associações de validação de métodos e líderes de opinião. Ele obteve seu diploma de bacharel em Ciências com honras e doutorado em Ciências Analíticas pela Universidade de Leeds, no Reino Unido.

    P: Se você tivesse que usar uma única palavra para descrever a situação atual nos testes analíticos de alimentos e bebidas, qual seria e por quê?

     

    Eu escolheria a palavra “desafiadora”. A natureza global da cadeia de produção de alimentos e bebidas, as expectativas dos consumidores e o acompanhamento de mudanças regulatórias, como o aumento das regulamentações e a redução dos limites regulatórios, contribuem para a crescente pressão sobre produtores e laboratórios envolvidos nos testes de alimentos e bebidas.

     

    Além disso, o próprio teste analítico pode ser desafiador. Frequentemente, há expectativas de que uma amostra seja testada quanto à presença de tantos contaminantes e resíduos quanto possível, talvez várias centenas, em níveis baixos e com custos e tempos de resposta mínimos.

     

    A questão da fraude é um dos maiores desafios que o setor enfrenta. Detectar fraudes ou confirmar autenticidade é mais intenso que os testes de rotina, exigindo uma caracterização mais holística das amostras para detectar substâncias inesperadas ou perfis anormais. Os fraudadores estão se tornando cada vez mais sofisticados em suas abordagens; portanto, os laboratórios precisam acompanhar o nível de sofisticação de seus testes.

     

    Outra questão é a velocidade de resposta em casos de contaminação inesperada, como casos recentes de dioxinas em rações para animais e de fipronil em ovos. Produtores e laboratórios de testes devem se preparar para esses tipos de situações antes que elas ocorram, para minimizar os impactos na saúde do consumidor e os danos à reputação.

     

    P: Como o mercado mudou nos últimos anos? Para onde vai seguir (impulsionado por tecnologias analíticas?)

     

    Os avanços na instrumentação analítica, particularmente na espectrometria de massas, permitiram o surgimento de métodos genéricos mais simples, de custo mais baixo e mais rápidos, com um escopo analítico mais amplo. Isso fornece um número maior de resultados em uma única análise. Na última década, houve uma melhoria significativa na velocidade de aquisição e na sensibilidade dos espectrômetros de massas triplo-quadrupolo, os quais predominam na atualidade para análises quantitativas de substâncias alvo.

     

    Paralelamente, ocorreram melhorias significativas nos recursos de espectrometria de massas de alta resolução e massa exata (HRAM), como a nossa tecnologia Orbitrap™, no poder de resolução, exatidão de massa e taxa de aquisição. A alta seletividade, a aquisição full scan e a fragmentação flexível permitem a simultânea quantificação de analitos-alvo (target) e a triagem de substâncias inesperadas.

     

    P: Qual a melhor forma de produtores de alimentos e bebidas protegerem seus produtos e a si mesmos? 

     

    Os produtores de alimentos obtêm um grande número de matérias-primas diversas de todo o mundo. Além disso, alguns produtos, como alimentos para bebês, contêm muitos ingredientes, aumentando a complexidade da matriz das amostras. Os produtores são suscetíveis também ao inesperado. Portanto, eles precisam caracterizar todas as amostras da maneira mais abrangente possível. Isso começa verificando a integridade de suas matérias-primas. Em seguida, seus protocolos de preparação de amostras devem efetivamente extrair todos os compostos de interesse de suas amostras. Finalmente, eles devem executar uma combinação de análises para uma longa lista de compostos-alvo e também criar um perfil de novas amostras em um banco de dados de referência. Felizmente, os avanços no software de criação de perfis e o crescimento de bibliotecas espectrais de massa para varredura completa, bem como dados de fragmentação, são extremamente poderosos para detectar substâncias conhecidas e desconhecidas, além de caracterizar amostras.

     

    P: Como os laboratórios de teste contratados podem enfrentar os desafios para melhor atender seus clientes do mercado de alimentos e bebidas?

     

    O mercado de testes de rotina é muito competitivo; portanto, os laboratórios precisam analisar centenas de milhares de amostras com muita eficiência, com instrumentos funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, com tempo mínimo de inatividade. Eles precisam ser rápidos, ter alto rendimento e baixos custos para serem competitivos. A automação da extração e limpeza de amostras oferece economia de tempo e minimiza a variabilidade da amostra. Além disso, ajuda a remover os coextrativos da matriz, diminuindo a contaminação dos instrumentos e a necessidade de intervenção do usuário.

     

    Da mesma forma, os novos recursos do instrumento aumentam a robustez. Por exemplo, o diagnóstico digital pode monitorar o desempenho do instrumento e identificar a necessidade de manutenção preventiva, reduzindo o tempo de inatividade inesperado.

     

    Laboratórios de rotina geralmente precisam implementar novos métodos em resposta aos requisitos do mercado, mas não possuem recursos internos de desenvolvimento de métodos. Para ajudar, oferecemos fluxos de trabalho analíticos pré-configurados e pré-testados, que fornecem resultados compatíveis com os regulamentos. Até o momento, os fluxos de trabalho para a análise de dioxinas, pesticidas passíveis de cromatografia líquida e pesticidas aniônicos polares estão disponíveis “prontos para uso”, com documentação abrangente para implementação rápida e fácil. Por exemplo, o glifosato, que é uma séria preocupação mundial, inclusive no Brasil, pode ser detectado usando o Thermo Scientific™ Anionic Pesticides Explorer, que é baseado em nossa plataforma de cromatografia de íons e espectrometria de massas triplo-quadrupolo. Ele permite que os laboratórios superem o desafio de quantificação e identificação confiáveis de vários pesticidas aniônicos polares, incluindo glifosato, glufosinato, fosetil, clorato e outros, tudo em uma única análise e sem a necessidade de derivatização.

     

    P: Qual é o benefício de trabalhar com a Thermo Fisher neste mercado?

     

    Oferecemos um portfólio abrangente de tecnologias para testes de alimentos e bebidas. Ajudamos

    nos testes de contaminantes químicos e microbianos, resíduos, integridade dos alimentos, requisitos de rotulagem, alergênicos, especiação de metais e muito mais.

     

    Inovações como a tecnologia Orbitrap™ permitem a triagem de contaminantes desconhecidos e emergentes, além da análise retroativa de dados para ajudar a identificar problemas muito depois que a amostra original foi descartada.  Além disso, com uma ampla variedade de configurações de instrumentos, temos soluções para as necessidades e orçamentos de praticamente todos os tamanhos de laboratório e tipos de usuários.

     

    Além disso, trabalhando com a Thermo Fisher, nossos clientes recebem o benefício de tecnologias inovadoras que resultam de um investimento anual de US$ 1 bilhão em pesquisas e desenvolvimento. Com esse tipo de compromisso com a melhoria das soluções dos clientes, garantimos que estamos na vanguarda dos desafios, hoje e no futuro.

     

     

    Nosso Portfólio

    O grupo de Cromatografia e Espectrometria de Massa da Thermo Fisher oferece cromatografia de íons, líquidos e gasosos; espectrometria de massa; espectroscopia atômica e análise inorgânica; colunas e consumíveis; e soluções de preparação de amostras. Saiba mais em thermofisher.com/nossassolucoes

     

    Nossa Presença no Brasil

    Nossos clientes são apoiados por mais de 350 funcionários em nossa sede brasileira em São Paulo. Além disso, nosso Centro de Experiência do Cliente (CEC) no local nos permite testar amostras de clientes, oferecer treinamento prático e fazer demonstrações ao vivo.

     

    Além disso, formamos fortes parcerias com parceiros em todo o Brasil para nos ajudar a vender e prestar serviços de manutenção a produtos. As organizações parceiras recebem treinamento contínuo da fábrica e suporte técnico diretamente de nós, formando uma extensão bem qualificada de nossas próprias equipes.

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    3 de agosto de 2020

    Duas recomendações fundamentais na purificação de água do laboratório


    Leia mais
    23 de julho de 2020

    PCR: saiba mais sobre a técnica e como melhorar seus resultados


    Leia mais
    12 de junho de 2020

    A Importância dos solventes de grau HPLC para uma análise de qualidade


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • A solução para a poluição nem sempre é a diluição
    • Apoio à decisão clínica, melhor experiência do paciente e inteligência artificial despontam como tendências na saúde
    • FCE PHARMA – ENCONTRE TODAS AS SOLUÇÕES PARA O SEU NEGÓCIO EM UM ÚNICO LOCAL
    • Brasil deve chegar a 635,7 mil médicos em 2025; mulheres são maioria na medicina
    • Formulação de baixo custo diminui a dose e aumenta a eficácia de medicamento contra verminose
    • SP lidera avanço de planos de saúde; RJ tem maior retração do país
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica