fbpx

Fábrica de biscoitos aumenta produção em 400 t com tecnologia sustentável

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O desperdício interno de recheios costumava ser um problema para uma das maiores fábricas de biscoitos do país. Boa parte do produto ficava retida nas tubulações de linhas de envase, e no momento da limpeza destas linhas (com água e produtos químicos) este conteúdo era desperdiçado.

Para resolver a situação, a indústria recorreu a uma tecnologia sustentável que efetua a limpeza das tubulações a seco. Como resultado, combateu o desperdício e hoje produz 400 toneladas a mais de biscoitos por ano.

A informação é da Ultra Clean Brasil, empresa que fornece para indústrias a tecnologia patenteada UC System, de limpeza a seco de tubulações de linhas de envase, com projéteis de espuma disparados em alta velocidade no interior dos tubos e mangueiras.

Ao reduzir com a tecnologia a seco o tempo de limpeza das linhas de envase e acabar com o problema do desperdício de recheios, a fábrica de biscoitos aumentou a produção do alimento em 1.500 kg por dia, o que totaliza os 400 mil kg no ano (considerando-se 266 dias trabalhados no período).

A fábrica de biscoitos efetua a limpeza a seco e em questão de segundos das tubulações com auxílio da tecnologia patenteada UC System. Além de assegurar o aproveitamento total do que é produzido na fábrica, o método garante uma economia de 50% de água, pois o líquido agora só entra na etapa final do processo.

“Podemos afirmar que todas as indústrias alimentícias que adotam a limpeza de linhas de envase com água e produtos químicos desperdiçam produtos, perdem mais tempo no setup e consomem muito mais água que o necessário. Estes problemas são eliminados com a limpeza a seco e em segundos da tecnologia UC System”, enfatiza Bruno Ract, diretor de marketing da Ultra Clean Brasil.

Desenvolvido nos Estados Unidos, o método patenteado UC System descontamina mangueiras, tubulações e tubos utilizados nas linhas de produção industriais que transportam e envasam produtos líquidos e semissólidos.

O sistema dispara em alta velocidade projéteis de espuma de poliuretano no interior destas tubulações. A alta pressão exercida pelos projéteis – mesmo em curvas, cotovelos e juntas em T ou Y – permite recuperar 100% dos produtos acabados com zero de perda ou desperdício. Além disso, o UC System combate o biofilme, um dos grandes causadores de contaminação em fábricas.

De acordo com a Ultra Clean, o sistema já é adotado no Brasil por mais de 250 grandes indústrias dos mais diversos segmentos, entre elas Pepsico, Kraft Heinz, BRF Foods, Bauducco, M. Dias Branco, Arcor, Coca-Cola, Heineken, Johnson & Johnson, O Boticário, Granado, Bayer, Basf, Eurofarma, EMS, Roche e outras.

Para mais informações sobre o UC System, acesse: www.ultracleanbrasil.com.br

Confira vídeo sobre a tecnologia: https://www.youtube.com/watch?v=anTtqFk7E1A

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Gelita apresenta amplo e diferenciado portfólio de gelatinas de aplicação industrial na FCE Pharma

A Gelita, a empresa líder mundial no fornecimento de proteínas de colágeno para diversos ramos da indústria, participou da FCE Pharma 2019 colocando à mostra

Tecnologia, qualidade e menor custo: conheça softwares da Merck que prometem mudar a lógica da indústria farmacêutica

Presente na FCE Pharma de 2019, a Merck trouxe inovações que prometem mudar o curso da indústria farmacêutica: aliando tecnologia, produção e custos. Com mudanças

Equipamento de gerenciamento integral da cadeia fria: conheça Polar Tracker, da o Grupo Polar

Em um país como o Brasil, que possui uma variedade de temperatura tão grande, é um desafio manter a eficácia do medicamento durante o transporte

Honeywell lança linha de filme de barreira termoformável para embalagens farmacêuticas no Brasil

Nova linha de filmes de barreira com custo mais efetivo atende às necessidades da indústria por produção e entrega mais rápidas.   — A Honeywell

Contra cross-linking de cápsulas gelatinosas, GELITA destaca linha de produtos RXL na FCE Pharma

Além de ampliar shelf life das cápsulas gelatinosas, tecnologias patenteadas anti cross-linking da GELITA garantem ação mais rápida de medicamentos e suplementos, maior estabilidade, ou

Seções
Fechar Menu