Fábrica de biscoitos aumenta produção em 400 t com tecnologia sustentável

O desperdício interno de recheios costumava ser um problema para uma das maiores fábricas de biscoitos do país. Boa parte do produto ficava retida nas tubulações de linhas de envase, e no momento da limpeza destas linhas (com água e produtos químicos) este conteúdo era desperdiçado.

Para resolver a situação, a indústria recorreu a uma tecnologia sustentável que efetua a limpeza das tubulações a seco. Como resultado, combateu o desperdício e hoje produz 400 toneladas a mais de biscoitos por ano.

A informação é da Ultra Clean Brasil, empresa que fornece para indústrias a tecnologia patenteada UC System, de limpeza a seco de tubulações de linhas de envase, com projéteis de espuma disparados em alta velocidade no interior dos tubos e mangueiras.

Ao reduzir com a tecnologia a seco o tempo de limpeza das linhas de envase e acabar com o problema do desperdício de recheios, a fábrica de biscoitos aumentou a produção do alimento em 1.500 kg por dia, o que totaliza os 400 mil kg no ano (considerando-se 266 dias trabalhados no período).

A fábrica de biscoitos efetua a limpeza a seco e em questão de segundos das tubulações com auxílio da tecnologia patenteada UC System. Além de assegurar o aproveitamento total do que é produzido na fábrica, o método garante uma economia de 50% de água, pois o líquido agora só entra na etapa final do processo.

“Podemos afirmar que todas as indústrias alimentícias que adotam a limpeza de linhas de envase com água e produtos químicos desperdiçam produtos, perdem mais tempo no setup e consomem muito mais água que o necessário. Estes problemas são eliminados com a limpeza a seco e em segundos da tecnologia UC System”, enfatiza Bruno Ract, diretor de marketing da Ultra Clean Brasil.

Desenvolvido nos Estados Unidos, o método patenteado UC System descontamina mangueiras, tubulações e tubos utilizados nas linhas de produção industriais que transportam e envasam produtos líquidos e semissólidos.

O sistema dispara em alta velocidade projéteis de espuma de poliuretano no interior destas tubulações. A alta pressão exercida pelos projéteis – mesmo em curvas, cotovelos e juntas em T ou Y – permite recuperar 100% dos produtos acabados com zero de perda ou desperdício. Além disso, o UC System combate o biofilme, um dos grandes causadores de contaminação em fábricas.

De acordo com a Ultra Clean, o sistema já é adotado no Brasil por mais de 250 grandes indústrias dos mais diversos segmentos, entre elas Pepsico, Kraft Heinz, BRF Foods, Bauducco, M. Dias Branco, Arcor, Coca-Cola, Heineken, Johnson & Johnson, O Boticário, Granado, Bayer, Basf, Eurofarma, EMS, Roche e outras.

Para mais informações sobre o UC System, acesse: www.ultracleanbrasil.com.br

Confira vídeo sobre a tecnologia: https://www.youtube.com/watch?v=anTtqFk7E1A

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Seções
Fechar Menu