Destaques do Prêmio Capes de Tese 2017

Doutor formado no Instituto de Química da Unesp de Araraquara recebe Menção Honrosa

Doutor formado no Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Unesp de Araraquara recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2017, na área de Química. O Prêmio Capes de Tese é a mais alta honraria concedida a uma tese de doutorado no Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, o Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química da Unesp de Araraquara é agraciado com menção honrosa no Prêmio Capes de Tese.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na terça-feira, 10 de outubro, o resultado do Prêmio Capes de Tese 2017. 

Robson Rosa da Silva, Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Química, teve como orientador o Prof. Dr. Sidney José Lima Ribeiro do Departamento de Química Geral e Inorgânica, e o Prof. Dr. Pedro Henrique Cury Camargo da Universidade de São Paulo como co-orientador. A tese intitulada “New photonic structures: I – Self assembly of 1D Te structures; II – Multifunctional biopolymers and reused plastics” recebe menção honrosa na categoria Química.

A menção honrosa foi concedida dentro da área de Química, que agrega 69 programas de pós-graduação no Brasil. O Programa de Pós-Graduação em Química tem nota máxima (conceito 7), de acordo com a última avaliação quadrienal da Capes (2013-2016).

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, no dia 07 de dezembro de 2017 no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, às 17h. Durante o evento, os outorgados com menção honrosa serão destacados.

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese é constituído pelo Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese e é outorgado anualmente em reconhecimento às melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação em cada uma das 48 áreas do conhecimento. Duas teses em cada uma das áreas também serão agraciadas com Menção Honrosa. 

Nesta edição, que considera as teses defendidas em 2016, foram premiados 48 pesquisadores (apenas na área de Planejamento Urbano e Regional/ Demografia não houve vencedor) e concedidas 93 menções honrosas.


Prêmio Capes de Tese

O Prêmio Capes de Tese tem como objetivo reconhecer as melhores teses de Doutorado defendidas em 2016 e artigos científicos derivados selecionados em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação.

Os vencedores de cada categoria recebem diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses. O orientador da tese é contemplado com auxílio para participação em congresso nacional no valor de R$ 3 mil; distinção a ser outorgada ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação.

O resultado do Grande Prêmio Capes de Tese – Edição 2017 será divulgado na cerimônia de entrega dos prêmios.


Grande Prêmio

Em parceria com a Fundação Conrado Wessel, o Grande Prêmio é outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras do Prêmio CAPES de Tese, agrupadas em três grupos de grandes áreas. Em cada ano, um cientista ilustre, brasileiro ou que se tenha radicado no Brasil, cuja pesquisa se tenha enquadrado no conjunto em que a premiação é concedida, é homenageado em cada uma das grandes áreas. Em 2017, serão homenageados Vital Brazil, na grande área Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Casimiro Montenegro Filho, nas Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); e Aurélio Buarque de Holanda, nas Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino). Concorrem automaticamente ao Grande Prêmio as teses selecionadas para a atribuição do Prêmio relativo à sua área. O resultado do Grande Prêmio CAPES de Tese será divulgado na cerimônia de entrega dos prêmios.

O Grande Prêmio consiste em certificado de premiação, troféu e bolsa de pós-doutorado internacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para uma participação em congresso internacional, para o orientador, no valor de R$ 9 mil; certificado de premiação ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; e passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação. Pela Fundação Conrado Wessel, são oferecidos três prêmios no valor de U$ 15 mil cada um para cada premiado nas três grandes áreas.


Confira, a seguir, a relação das teses premiadas da Unesp.  http://unan.unesp.br/destaques/29855/premio-capes-seleciona-melhores-teses-defendidas-em-2016&pagina=1

 Para acessar a relação completa dos agraciados, clique no link a seguir: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria-199-Premio-Capes-de-Tese-2017.pdf


Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Seções
Fechar Menu