fbpx

UFSCar abre vagas para mestrado em Engenharia nas áreas de fotônica, processamento digital de sinais e smart grids.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Mestrado em Engenharia Elétrica da UFSCar está com inscrições abertas até 23 de junho

Reprodução de https://www.voitto.com.br/

Programa tem linhas de pesquisa em “Fotônica: materiais e dispositivos”, “Processamento digital de sinais” e “Smart grids”

Estão abertas até o dia 23 de junho as inscrições no processo seletivo para o mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O Programa tem área de concentração em Sistemas Elétricos e Eletrônicos, com três linhas de pesquisa: “Fotônica: materiais e dispositivos”, “Processamento digital de sinais” e “Smart grids”. No total, estão sendo oferecidas 10 vagas.

A linha de pesquisa em Fotônica é dividida em três frentes: a investigação das propriedades de novos materiais semicondutores com potencial para aplicação em dispositivos optoeletrônicos e fotônicos; o desenvolvimento de processos de micro e nano fabricação, voltado à pesquisa de novos dispositivos fotônicos; e o estudo e a implementação de técnicas de caracterização avançadas, para a investigação das propriedades dos novos materiais e a avaliação do funcionamento dos novos dispositivos, em que se vislumbra aplicações para sistemas fotovoltaicos.

Já a linha de “Processamento digital de sinais” tem como objetivo realizar estudos teóricos, modelagens, análises e aplicações de técnicas para o processamento, entendimento, resgate e extração de informação de sinais de diversas fontes, que permitam a criação de modelos matemáticos e algoritmos a serem executados por dispositivos digitais programáveis. As principais aplicações nesta linha estão orientadas ao projeto e à implementação de técnicas para o processamento de sinais biomédicos, para sistemas de telecomunicações, mecatrônicos e para smart grids, dentre outros tipos de sistemas.

Na terceira linha, o foco principal é dado pelos conceitos de smart grids (redes inteligentes de energia elétrica) e microgrids (microredes), com destaque ao forte emprego de eletrônica de potência ao processamento de energia e ao acionamento e controle de máquinas elétricas. As pesquisas buscam contribuir para o aprimoramento das tomadas de decisão por concessionárias de transmissão e distribuição de energia elétrica e por usinas geradoras, bem como para a maior eficiência e confiabilidade de sistemas elétricos de potência. Consumidores residenciais, comerciais e industriais também estão incluídos, em pesquisas visando o gerenciamento de energia pelo lado da demanda.
Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do PPGEE (www.ppgee.ufscar.br), onde também há mais detalhes sobre o Programa, como disciplinas e docentes.

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Seções
Fechar Menu