• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Trabalho de policiais e peritos em cenas de crime poderá ser auxiliado com composto químico obtido por pesquisadores na UNIFAL-MG

O grupo de pesquisa “Química Estrutural e Novos Materiais”, do qual a professora do Instituto de Química da UNIFAL-MG, Maria Vanda Marinho, é integrante, tem estudado a síntese e a caracterização de novos materiais moleculares, com foco em íons lantanídeos, os quais são elementos químicos conhecidos em razão de suas propriedades moleculares, como a elevada luminescência e a estabilidade térmica. Essas características, que foram consideradas nos estudos do grupo, possibilitaram a obtenção de um sólido cristalino que atua como marcador luminescente para resíduos de tiros em cenas de crime, facilitando o trabalho de policiais e peritos.

Resultado de dois anos de testes laboratoriais, o composto foi obtido no Laboratório de Polímeros Inorgânicos (LaPI) da Universidade, por meio da dissertação de mestrado intitulada “Polímeros de coordenação derivados do íon térbio (III): preparação e caracterização estrutural”, feita pela discente Mariane Silva, sob a orientação da Profa. Maria Vanda. Por considerar as aplicações dos íons lantanídeos como marcadores ópticos luminescentes e codificadores forenses capazes de diferenciar os resíduos de tiros e de identificar a origem da munição em cenas de crime, as pesquisadoras realizaram análises experimentais que facilitaram a descoberta de um sólido cristalino contendo íon lantanídeo.

Crédito da imagem: arquivo pessoal do grupo de pesquisa “Química Estrutural e Novos Materiais”

“Durante o processo, foi proposta uma rampa de aquecimento e resfriamento, que levou à obtenção e caracterização de uma rede de coordenação polimérica tridimensional, a qual apresentou alta estabilidade térmica, considerável pureza e cristalinidade, além de elevada luminescência”, explicou a Profa. Maria Vanda. Segundo a docente, as propriedades apresentadas pelo composto atuam como facilitadoras para a resolução de casos envolvendo o uso de armas de fogo, uma vez que, com a descoberta, a visualização de resíduos luminescentes poderá ser feita diretamente no local do crime, utilizando-se apenas uma lâmpada ultravioleta. “Esse composto é muito importante em unidades de perícia, pois possui grande valor forense. A partir dele, abre-se uma vasta linha de pesquisa sobre a sua utilização, o que contribuirá para o trabalho da polícia judiciária e da justiça na solução de crimes, que será feita em menor tempo”, conclui.

Os resultados da pesquisa originaram um artigo, que foi publicado na revista internacional Inorganica Chimica Acta e que, até o momento, está entre os artigos mais baixados nos últimos 90 dias.

Esse trabalho também teve como colaboradores: Nathália R. de Campos (UNIFAL-MG); Leonildo A. Ferreira (UFMG); Leonã S. Flores (UFJF), Charlane C. Corrêa (UFJF); Júlio C. A. Júnior (UERJ), Guilherme L. dos Santos (UERJ), Lippy F. Marques (UERJ), Marcos V. Colaço (UERJ); Thiago C. dos Santos (UFF), Célia M. Ronconi (UFF); Tatiana R. G. Simões (UFPR).

Material obtido de Comunicação da UNIFAL-MG.

Compartilhar

Artigos Relacionados

profissional aplicando esmalte em gel, reforçando segurança toxicológica e regulamentação Anvisa 2025
3 de novembro de 2025

ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel


Leia mais
Capa ilustrativa do Manual da Anvisa sobre cálculo da Estimativa da Toxicidade Oral Aguda (ETA) para produtos saneantes – Outubro de 2025.
27 de outubro de 2025

ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes


Leia mais
Laboratório moderno e iluminado com microscópios e instrumentos em bancadas de análise química
24 de outubro de 2025

O mercado de instrumentação analítica acelera no Brasil: portabilidade, digitalização e crescimento sustentável redefinem os laboratórios


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel
  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
  • Interpretação de espectros na espectrometria de massas: da fragmentação à dedução estrutural
  • Rastreabilidade: o DNA da qualidade em laboratórios com BPL
  • Tudo o que você precisa saber sobre a produção de água quente e fria para injeção
  • ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica