• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Syngenta utiliza tecnologia inovadora em sua estação experimental: MICROGEO, o adubo biológico

The logo of Swiss agrochemicals maker Syngenta is seen on a farm in the village of Geispitzen, France June 27, 2017. REUTERS/Arnd Wiegmann

Soluções para produzir mais e melhor por muito mais tempo foram apresentadas durante a Estação Conhecimento, evento anual que oferece informações sobre as novas tecnologias da Syngenta

A MICROGEO®, empresa responsável por produzir uma tecnologia inovadora no mercado do agronegócio, participou da Estação Conhecimento 2019 – Cana-de-açúcar, evento realizado pela Syngenta no município de Itápolis (SP), em maio. Nesta edição, a Syngenta apresentou suas novas tecnologias para o cultivo de cana-de-açúcar por meio de seis estações, sendo elas: pragas, plantas daninhas, tecnologias Plene, maturação, doenças e produtividade.

Numa das estações, os visitantes puderam conhecer de perto a tecnologia Plene Emerald, sementes artificiais de cana que, após alguns anos em desenvolvimento, terá os primeiros canaviais colhidos em 2019. O grande diferencial da novidade é a simplificação do plantio, que permitirá que a cana seja plantada de forma semelhante ao plantio de grãos.

Outras tecnologias demonstradas no evento pela Syngenta foram a Plene PB e a Plene PB 2.0. Sob sistema de Meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente), as duas tecnologias de mudas pré-brotadas receberam o Adubo Biológico, produzido com MICROGEO®. O sistema de Meiosi aliado às mudas pré-brotadas confere maiores taxas de multiplicação devido tratamentos que as plantas recebem no processo de produção realizado pela Syngenta. A desdobra ocorrida em março de 2019 recebeu 300 L/ha de dose de Adubo Biológico.

Tecnologia MICROGEO® na redução do impacto ambiental em cana-de-açúcar

Um estudo realizado pela Fundação Espaço ECO (empresa Instituída pela BASF), envolvendo uma pesquisa em cana-de-açúcar com a tecnologia MICROGEO®, desenvolvida pela UNESP de Jaboticabal (SP), apontou benefícios do Adubo Biológico na cultura. O estudo comprovou que o cultivo de cana-de-açúcar, atrelado à Adubação Biológica, garantiu a maior eficiência do uso dos fertilizantes e apresentou uma redução de 40% do impacto ambiental. Foi estimado que para uma usina média, com processamento anual de 4,5 milhões de toneladas de cana, a tecnologia MICROGEO® ajudaria a reduzir em 56 milhões de quilos a emissão de CO2 na atmosfera. Para o programa RenovaBio, a redução do impacto medida na RenovaCalc foi de 18,4g CO2 eq/MJ para 15,1g CO2 eq/MJ, ou seja, 18% de redução.

Como funciona a tecnologia MICROGEO®?

MICROGEO® é um componente utilizado na produção do único Adubo Biológico oferecido no mercado agrícola. O Adubo Biológico tem como finalidade restabelecer o microbioma do solo – isto é, restabelece um conjunto de micro-organismos que vivem e interagem com as plantas e solo. Produzido na propriedade rural pelo próprio agricultor, com total suporte dos técnicos da empresa, o Adubo Biológico age desta forma por ser constituído de alta biodiversidade de micro-organismos exclusivos e adaptados ao local de uso, bem como por nutrientes que favorecem a atividade microbiana nativa do solo, como os fungos micorrízicos.

Como os micro-organismos e nutrientes do Adubo Biológico, produzido com MICROGEO®, são exclusivos da localidade, ao restabelecer a biodiversidade microbiana do solo e estimular seu microbioma, promove benefícios que atuam no condicionamento das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, seja para agricultura, pecuária ou reflorestamento.

O Adubo Biológico pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, em qualquer temperatura, luminosidade ou mesmo umidade, em conjunto com defensivos químicos, fertilizantes, herbicidas, biológicos, insumos foliares e vinhaça.

 

Compartilhar

Artigos Relacionados

29 de setembro de 2025

Escolhendo o Sistema de Purificação de Água Preciso para Análises Clínicas


Leia mais
21 de março de 2025

Sustentabilidade na Saúde: como a tecnologia transforma Santas Casas e Hospitais Filantrópicos


Leia mais
28 de novembro de 2024

Método permite monitorar a produção de hidrogênio em reatores


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel
  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
  • Interpretação de espectros na espectrometria de massas: da fragmentação à dedução estrutural
  • Rastreabilidade: o DNA da qualidade em laboratórios com BPL
  • Tudo o que você precisa saber sobre a produção de água quente e fria para injeção
  • ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica