• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Primeiro material de referência de nanopartículas de ouro brasileiro é disponibilizado pelo Inmetro

Fonte: INMETRO.

Atendendo a uma necessidade da indústria, principalmente de cosméticos , alimentos (empacotamento e diagnóstico de alimentos) e farmacêutica, e buscando inovação dos produtos nanotecnológicos, o Inmetro disponibiliza, pela primeira vez no Brasil, o Material de Referência (MR) de nanopartículas de ouro suspensas em água. Com tamanho de aproximadamente 15 nanometros (nm), o que equivale a um bilionésimo de metro, os MR têm sua utilização destinada principalmente à avaliação da precisão de medição, sendo suficientemente homogêneos e estáveis com respeito a uma ou mais propriedades especificadas.

“O ouro é um material muito versátil em relação a suas aplicações na forma de nanopartículas devido as propriedades únicas químicas (estabilidade), físicas (ópticas, eletrônicas) e biológicas (antifúngicos e antimicrobianos), além de possibilitar de forma relativamente fácil e precisa o controle do tamanho das nanopartículas durante a síntese, por isso a escolha desse metal. É o primeiro MR de nanopartículas nesta dimensão, produzido no Brasil. Anteriormente, era necessário importar o material de referência para nanopartículas. Com isso, laboratórios que prestam os serviços de análise dimensional de nanopartículas para as indústrias de cosméticos, alimentos e farmacêutica, entre várias outras, terão ainda mais confiança em suas medições”, comentou Oleksii Kuznetsov, chefe da Divisão de Metrologia de Materiais do Inmetro.

Os laboratórios de análise de nanomateriais utilizam esse tipo de material para avaliar e qualificar as metodologias empregadas para caracterização dimensional de nanopartículas, bem como para verificar o desempenho de seus microscópios eletrônicos de transmissão (MET) e instrumentos de espalhamento de luz dinâmico (DLS). Essas avaliações e verificações desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e no controle de qualidade de produtos inovadores com nanotecnologia embarcada.

Como muitos outros MR, este foi analisado por diversos laboratórios do Inmetro, resultando em caracterizações que vão além do tamanho.

Com informações da Inmetro.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Capa ilustrativa do Manual da Anvisa sobre cálculo da Estimativa da Toxicidade Oral Aguda (ETA) para produtos saneantes – Outubro de 2025.
27 de outubro de 2025

ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes


Leia mais
Laboratório moderno e iluminado com microscópios e instrumentos em bancadas de análise química
24 de outubro de 2025

O mercado de instrumentação analítica acelera no Brasil: portabilidade, digitalização e crescimento sustentável redefinem os laboratórios


Leia mais
Ilustração científica de materiais orgânicos com brilho quântico representando energia solar e coerência eletrônica.
22 de outubro de 2025

Revolução Quântica na Energia Solar: quando moléculas orgânicas desafiam as leis da física


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Interpretação de espectros na espectrometria de massas: da fragmentação à dedução estrutural
  • Rastreabilidade: o DNA da qualidade em laboratórios com BPL
  • Tudo o que você precisa saber sobre a produção de água quente e fria para injeção
  • ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes
  • Colunas de HPLC: o que o envelhecimento revela sobre a estabilidade dos métodos
  • O mercado de instrumentação analítica acelera no Brasil: portabilidade, digitalização e crescimento sustentável redefinem os laboratórios
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica