• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Petrobras lança fundo de R$ 100 milhões para projetos de bioeconomia

A Petrobras anunciou a criação de um Fundo de Impacto para Projetos Socioambientais de Bioeconomia e Soluções Baseadas na Natureza, criado em parceria com a Régia Capital, gestora de investimentos sustentáveis. A iniciativa, que conta com um aporte inicial de R$ 100 milhões – sendo metade financiada da Petrobras e metade de fundos geridos pela gestora – busca alavancar negócios sustentáveis de impacto social positivo.

Na seleção dos projetos, serão priorizadas iniciativas em áreas críticas para ação climática e preservação da biodiversidade, com foco especial em regiões que sofrem os efeitos do desmatamento. O fundo também buscará projetos com potencial de geração de emprego e renda, além daqueles capazes de gerar créditos de carbono de qualidade comprovada e créditos de biodiversidade, novidade no setor.

As companhias ainda pretendem reinvestir o retorno financeiro obtido a partir do Fundo para garantir a escala dos projetos.

Financiamento da bioeconomia
O fundo utilizará o modelo Impact Linked Compensation, que conecta as metas financeiras com os resultados ambientais. Dessa forma, a performance do fundo se baseará no impacto socioambiental obtido pelas iniciativas apoiadas. O projeto é um dos pioneiros no país a implementar o modelo de rendimento.

Segundo José Maria Rangel, gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, o Fundo Petrobras de Bioeconomia representa um marco no setor. “Nosso objetivo é não apenas apoiar projetos inovadores, mas também promover a criação e replicação de modelos de negócios que sejam economicamente viáveis, socialmente inclusivos e ecologicamente responsáveis”, disse.

A gestão do fundo ficará a cargo da Régia Capital, uma joint venture entre JGP e BB Asset, escolhida após um processo competitivo. “A necessidade de mobilização de capital para bioeconomia e soluções baseadas na natureza passa por criatividade dos gestores de fundos e alianças firmes entre o setor financeiro, economia real e comunidades beneficiadas”, destaca José Pugas, sócio e Diretor de Sustentabilidade da Régia Capital.

A iniciativa se basea no Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras, que prevê ações de conservação e restauração ambiental em todo o território brasileiro.

Matéria – Exame, Letícia Ozório
Imagem – O fundo utilizará o modelo Impact Linked Compensation, que conecta as metas financeiras com os resultados ambientais (André Motta de Souza / Agência Petrobras/Divulgação)

Compartilhar

Artigos Relacionados

21 de agosto de 2025

Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.


Leia mais
21 de agosto de 2025

Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes


Leia mais
20 de agosto de 2025

Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.
  • Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes
  • Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura
  • Especialista alerta para os riscos do consumo de medicamentos vencidos
  • Nova estratégia melhora a estabilidade de células solares de perovskita
  • ⚛️ III WebConferência de Análises Instrumentais ⚛️
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica