• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Merck produz componentes para cosméticos livres de microplásticos

Ingredientes minerais são alternativa para a produção de maquiagens e produtos de cuidados com a pele

 

No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a data acende o debate para a busca de soluções mais sustentáveis. Os microplásticos, resíduos não biodegradáveis de diversos tipos de plásticos, são exemplos de matéria que precisam de alternativas, pois são partículas que não se degradam na água causando a poluição dos oceanos. Eles estão em produtos do nosso cotidiano, como de higiene pessoal e cosméticos e, por essa razão, é importante a busca por soluções mais sustentáveis e mudança de hábitos da população.

 

Neste sentido, a Merck, empresa líder em ciência e tecnologia, produz materiais ecofriendly para cosméticos com a mesma qualidade e efeitos similares, mas sem agredir o meio ambiente. O portfólio de Perfomance Materials da Merck conta com diversos produtos sustentáveis, como, por exemplo, ingredientes minerais para cosméticos.

 

“Os microplásticos representam um problema alarmante para o planeta, que requer a atenção e cuidado de todos” explica Thalita Jesus, Head de Vendas de Functional Materials da Merck. “A demanda por produtos livres de plástico é crescente, principalmente na área cosmética, então a missão da Merck é apresentar alternativas sustentáveis e com grande performance nos produtos, ajudando a mudar o cenário do mercado atual.”

 

A RonaFlair® é uma das principais linhas de cosméticos da Merck, que são soluções livres de ingredientes com plásticos. Os produtos são feitos a partir da mica, um componente de origem natural obtido através de rochas. Os pigmentos RonaFlair® LDP White, Flawless e Satin, têm efeito soft focus, ou seja, promovem textura aveludada e auxiliam na fixação da maquiagem. As formulações desses produtos são utilizadas nos cuidados com a pele e cor, como produtos de maquiagem à base de pó.

 

O laboratório da Merck na Alemanha realizou uma pesquisa de comparação entre a linha RonaFlair® e os microplásticos mais usados na indústria cosmética e os resultados mostraram que os produtos RonaFlair®, além de serem mais sustentáveis, prolongam a vida útil do produto e apresentam desempenho similar aos cosméticos que contêm microplásticos, garantindo a mesma qualidade em todos os aspectos.

 

Os produtos sustentáveis são as principais tendências do mercado de cosméticos e a tecnologia já auxilia com alternativas para o desenvolvimento de produtos de alta qualidade, ao mesmo tempo que trazem uma preocupação com os impactos ambientais e a saúde humana.

Compartilhar

Artigos Relacionados

13 de outubro de 2025

Microplásticos: o desafio invisível e como a química está reinventando a solução


Leia mais
10 de outubro de 2025

Nobel de Química 2025 reconhece os pioneiros dos MOFs e a consolidação da química reticular


Leia mais
29 de setembro de 2025

Escolhendo o Sistema de Purificação de Água Preciso para Análises Clínicas


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Microplásticos: o desafio invisível e como a química está reinventando a solução
  • Nobel de Química 2025 reconhece os pioneiros dos MOFs e a consolidação da química reticular
  • Escolhendo o Sistema de Purificação de Água Preciso para Análises Clínicas
  • Veolia apresentará palestra sobre Água Ultrapura no 10º Congresso da Analítica Latin America 2025
  • Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.
  • Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica