• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    Mercado farmacêutico cresce 13,6% impulsionado por associativismo

    A resiliência do mercado farmacêutico foi comprovando durante os 10 primeiros meses de 2020, apresentando um crescimento no faturamento de 13,6% de janeiro a outubro. Nesse período o volume movimentado por esse mercado foi de R$ 113,02 bilhões, segundo dados da IQVIA, que auditora o setor. Destaque foi o associativismo.

    O principal grupo impulsionador desse número foram as redes associadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), que tiveram um aumento do faturamento no mesmo período de 22,95%, atingindo o faturamento de R$13,55 bilhões. Sem considerar o associativismo da Febrafar o crescimento do mercado farmacêutico foi de 12,44%.
    A grande preocupação deste ano foi a crise gerada pelo Covid-19, mas, o mercado farmacêutico se mostrou muito resiliente, mais uma vez. Pelo próprio motivo da crise, que foi relacionada a uma questão de saúde, o mercado não foi afetado, até crescemos mais do que estava projetado na normalidade. Contudo, diante ao cenário extremamente triste que vivemos não temos o que comemorar”, explica Edison Tamascia.
    Destaques no período foram suplementos, vitaminas, relaxantes e antidepressivos, fato facilmente explicável diante do momento vivido. Em relação as lojas da Febrafar, segundo informações do IQVA um destaque foi a categoria dos não medicamentos e genéricos.
    Já em setembro as lojas atingiram a meta de 25% de participação dos HBNs nas farmácias, esse grupo é formado por produtos de higiene, beleza e nutrição. Contudo, isso não tem relação com a pandemia, mas com um bom trabalho das lojas. “Temos feito ações com essa categoria como o HBN Febrafar, que é uma ação que acontece mensalmente, onde negociamos com as indústrias e distribuidores condições comerciais diferenciadas, disponibilizando para as redes e lojas durante uma semana”, explica Renata Matias, gerente de contas da Febrafar.
    Em relação ao fechamento desse mercado, a expectativa é que o crescimento fique acima de dois dígitos. Em relação ao futuro desse mercado, o presidente da Febrafar acredita que não deverá ter muitas variantes do que ocorreu no passado. “Existem vários fatores que contribuem para o crescimento acima da média do canal farmacêutico, dentre os quais podem ser citados: essencialidade, evolução demográfica, patologias epidêmicas e desenvolvimento do mercado”, avalia o presidente da Febrafar.
    Um dado que é observado na análise do mercado é que o crescimento só será consistente se esse se der em função da profissionalização das lojas e não apenas na abertura de novas lojas. Por isso se tem essa crescente importância do associativismo como alternativa para os empresários.
    “Pensar e executar tudo o que é necessário para prosperar no varejo farmacêutico exige tempo, dedicação contínua e muita atenção. O mundo dos negócios é extremamente complexo e tentar crescer de forma individualizada exige uma grande carga de esforço e tempo”, avalia Edison Tamascia.
    Um fato é claro, em função desta profissionalização e do momento que o país atravessa, o mercado farmacêutico certamente continuará crescendo, se desenvolvendo e criando muitas oportunidades de negócios. E o ponto primordial é que esse crescimento proporciona benefício a todos, com destaque à população que possui cada vez mais acesso aos medicamentos.

     

    Com informações de Pharma Innovation

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    14 de julho de 2025

    Brasileiro compra mais alimentos no supermercado que na feira. Por que isso é um problema?


    Leia mais
    11 de julho de 2025

    Método de fermentação transforma frutos imaturos em cafés especiais


    Leia mais
    10 de julho de 2025

    Rede internacional de materiais biológicos terá primeiro polo no Brasil


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • Brasileiro compra mais alimentos no supermercado que na feira. Por que isso é um problema?
    • Método de fermentação transforma frutos imaturos em cafés especiais
    • Rede internacional de materiais biológicos terá primeiro polo no Brasil
    • Indústria química divulga posicionamento em defesa da elevação de tarifas para frear surto de importados
    • Secas podem reduzir valor calórico do néctar das flores em até 95%, aponta estudo
    • Pedalar fortalece músculos, melhora sono e em áreas verdes pode trazer mais bem-estar mental
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica