• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

ITAL promove curso inédito para controle preventivo de segurança alimentar

O evento acontecerá de 06 a 08 de março de 2018, na sede do Instituto, em Campinas/SP

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), por meio do Grupo de Engenharia de Processos (GEPC), promoverá o curso Food Safety preventive Controls Alliance (FSPCA) – traduzido na íntegra: Aliança de Controle Preventivo de Segurança Alimentar. O evento acontecerá de 06 a 08 de março de 2018, na sede do Instituto, em Campinas/SP.

Trata-se de um curso padronizado e reconhecido pelo FDA (Food and Drug Administration) que qualifica o profissional treinado como um PCQI (Preventive Controls Qualified Individual) cuja presença na indústria está sendo exigida para as empresas que produzem alimentos nos Estados Unidos; exportam para os EUA; e vendem ingredientes para empresas que comercializam/produzem alimentos nos EUA.

O corpo docente será composto e coordenado pelas pesquisadoras: Maria Isabel Berto, Marisa Padula e Michele Nehemy Berteli. Será ministrado em português, pelo Dr. Bruno Meirelles Xavier da Cornell University. Os materiais de consulta originais, emitidos pelo FSPCA, também serão fornecidos a todos os participantes, em língua inglesa.

Entre os temas que serão abordados estão: introdução aos controles preventivos; food safety plans; boas práticas de fabricação e outros programas pré-requisitos; riscos biológicos; riscos de natureza química, física e de motivo econômico; passos preliminares no desenvolvimento de um plano de segurança dos alimentos; fontes de informação e preparação do PSA; introdução à análise de riscos e determinação de controles preventivos; controle preventivos relacionados ao processo, a alergênicos, a sanitização e a cadeia de fornecedores; procedimentos de verificação e validação; record keeping; planos de recall; e sumário da regulamentação: BPF, análise de riscos e controles preventivos associados a riscos para alimentos para consumo humano.

Ao todo serão oferecidas 30 vagas e as inscrições abrem a partir de janeiro de 2018. Os interessados já podem enviar um e-mail para o endereço: eventosgepc@ital.sp.gov.br com o nome e telefone para receber em primeira mão novas informações sobre esse curso. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3743-1834.

Sobre o ITAL

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. Fundado em 1963 e situado em Campinas/SP, o ITAL, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, conta com sete unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e embalagens; 15 plantas piloto especializadas em processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios. O ITAL conta também com uma Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação. É certificado na norma NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na norma ISO/IEC 17025 pela CGCRE/INMETRO. Mais informações no website: http://www.ital.sp.gov.br


 

Compartilhar

Artigos Relacionados

18 de agosto de 2025

⚛️ III WebConferência de Análises Instrumentais ⚛️


Leia mais
17 de agosto de 2025

FILIS 2025 reunirá lideranças para debater inovação, ESG, qualidade e o futuro da medicina diagnóstica no Brasil


Leia mais
4 de agosto de 2025

Garanta sua inscrição antecipada com condições exclusivas e participe do principal ponto de encontro sobre biobancos, inovação e regulamentação no Brasil.


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.
  • Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes
  • Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura
  • Especialista alerta para os riscos do consumo de medicamentos vencidos
  • Nova estratégia melhora a estabilidade de células solares de perovskita
  • ⚛️ III WebConferência de Análises Instrumentais ⚛️
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica