• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Física aplicada ao agro gera empregos e atrai investidores

Laboratório de ótica fotônica. Foto: Flávio Ubiali

As parcerias realizadas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) com o setor privado no desenvolvimento de pesquisas para aplicação da Física ao setor agropecuário, além de soluções tecnológicas para o produtor rural, também provocam outros impactos, entre os quais, a geração de empregos e atração de investidores em startups.

Esse efeito se tornou mais intenso nos últimos anos a partir de novas parcerias em Fotônica – campo da ciência dedicado a estudar a luz (utilização de fótons), presente em outras áreas tais como tratamentos médicos e odontológicos, na computação, em novos sensores e equipamentos – e é um dos casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa, apresentado no 49º aniversário da Empresa.

“Atualmente temos cerca de 40 contratos vigentes nessa área e em temas correlatos, que envolvem parcerias públicas e privadas, além de 20 soluções tecnológicas, tanto no mercado, quanto em fase de finalização técnica e escalonamento”, explica a chefe adjunta de Transferência de Tecnologia, Débora Marcondes Bastos Pereira Milori.

Conhecimento e mercado

Um dos exemplos é a startup Acqua Nativa Monitoramento Ambiental, que mantém parceria com a Embrapa Instrumentação na Sonda Multiparâmetros para Aquicultura. A tecnologia analisa 14 parâmetros da qualidade da água, inclusive clorofila e a proliferação de algas nos tanques, o custo é 75% menor em relação ao modelo similar importado e, para o usuário, permite colocar mais peixes e ainda economizar água.

“Nós conseguimos resolver e estabelecer um caminho bem interessante de pesquisa e desenvolvimento. Nós tínhamos o mercado alvo e a Embrapa detinha o know-how de como fazer esses desenvolvimentos”, explica Hugo Vieira, diretor da empresa, localizada em São Carlos.

“A história da Sonda Acqua Probe se confunde com a interação com a Embrapa, é uma história muito bem-sucedida de interação entre uma instituição pública com uma empresa, e nós estamos conseguindo explorar a demanda que tínhamos observado no início para produtos nacionais”, complementa Vieira, que já abriu um escritório para atender à demanda pela tecnologia no Paraná.

Formação de profissionais qualificados

Para fortalecer a área de fotônica aplicada à agricultura, ao meio ambiente e à agroindústria foi criado, em julho de 2021, o Laboratório Nacional de Agro-Fotônica. O LANAF conta com a participação de dez Unidades da Embrapa nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e envolve 51 pesquisadores, seis pós-docs e seis instituições de ciência e tecnologia.

Integrante do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton) e único dedicado ao agro, o LANAF busca aproximar a iniciativa privada com os pesquisadores para discussão de solução de problemas; trabalhar em projetos com empresas e startups nos moldes de inovação aberta; incentivar a criação de spin-offs do Laboratório, além de formar profissionais que consigam atuar com a multidisciplinaridade necessária para atuar em Agrofotônica. “A formação de profissionais altamente qualificados é algo que já temos feito e pretendemos ampliar com o LANAF”, comenta Débora Milori”.

“Atualmente temos 18 pessoas que passaram pelo laboratório, fizeram mestrado e doutorado e hoje estão em empresas como a Agrorobótica, Brasil Agritest, Hyco, nas universidades federais de Mato Grosso do Sul, São Carlos e Santa Catarina, na Unesp, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas, na Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC e até numa empresa no Canadá”, acrescenta a pesquisadora, que também é coordenadora do LANAF.

É o caso de Anielle Ranulfi, orientada por Débora na pós-graduação e, atualmente, diretora de Pesquisa da Brasil Agritest. “Sinto uma satisfação muito grande em poder continuar aplicando toda a experiência que acumulei nos anos de academia me tronando especialista em óptica fotônica aplicada ao agro e poder continuar aplicando isso tudo no meu dia a dia como pesquisadora, e agora também como sócia da empresa”, conta Anielle.

A startup mantém parceria com a Embrapa na classificação da qualidade de grãos de soja para o comércio internacional de forma automática – cor, defeitos, presença de patógenos, integridade dos grãos e tamanho – e, para isso, emite laudos de qualidade do lote com mais rapidez e assertividade. A tecnologia venceu o desafio de startups AgriFutura 2022, realizado em São Paulo, na categoria Produto Mínimo Viável (MVP).

 

Demandas e investimentos

“O LANAF vem para fortalecer a fotônica na agricultura brasileira e mundial, através de toda a sua rede de pesquisadores, de toda a sua infraestrutura, auxiliando toda a nossa demanda do mercado do agro brasileiro e global”, avalia Fábio De Angelis, CEO da Agrorobótica.

A startup construiu, em plena pandemia, um centro pioneiro de fotônica aplicada ao agro e utiliza laser para analisar os elementos do solo, em menor tempo e custo em relação às análises químicas e sem geração de resíduos. A tecnologia já chegou a 17 estados, processa 1.200 amostras de solo/dia e gera mapas de carbono, fertilidade, pH e textura dos solos.

A demanda por sensores e sistemas de monitoramento que permitam análises limpas (sem preparo químico) e de baixo custo cresce a cada ano em todos os pontos da cadeia produtiva de alimentos e tem atraído a atenção de investidores nas empresas parceiras da Embrapa, como a NT Agro – Novas Tecnologias no Agronegócio.

“Nós já investimos em duas empresas (Agrorobótica e Fine Instrument Technology – FIT) que licenciaram tecnologias desse grupo competente, tecnologias em sensores e análises físico-químicas voltadas para o setor agrícola”, relata o CEO da NT Agro, Victor Prodonoff.

“Essa tem sido uma parceria muito frutífera para a própria Embrapa, através de royalties, de divulgação da tecnologia, mas também para a NT Agro e para o Brasil de modo geral. Nós temos certeza de que os melhores dias dessa grande parceria da Embrapa com a NT Agro estão por vir ainda”, finaliza.

Contatos da assessoria
Embrapa Instrumentação

instrumentacao.imprensa@embrapa.br

Informamos que seus dados encontram-se no mailing de jornalistas especializados da Embrapa com a única finalidade de envio de sugestões de pauta.
Os dados pessoais que temos em nossos registros são: nome, cargo e e-mail. Caso não queira constar mais no nosso mailing, favor retornar este e-mail solicitando a sua exclusão.
Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

imprensa@embrapa.br

www.embrapa.br | fb.com/embrapa | twitter.com/embrapa

Compartilhar

Artigos Relacionados

profissional aplicando esmalte em gel, reforçando segurança toxicológica e regulamentação Anvisa 2025
3 de novembro de 2025

ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel


Leia mais
Capa ilustrativa do Manual da Anvisa sobre cálculo da Estimativa da Toxicidade Oral Aguda (ETA) para produtos saneantes – Outubro de 2025.
27 de outubro de 2025

ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes


Leia mais
Laboratório moderno e iluminado com microscópios e instrumentos em bancadas de análise química
24 de outubro de 2025

O mercado de instrumentação analítica acelera no Brasil: portabilidade, digitalização e crescimento sustentável redefinem os laboratórios


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel
  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
  • Interpretação de espectros na espectrometria de massas: da fragmentação à dedução estrutural
  • Rastreabilidade: o DNA da qualidade em laboratórios com BPL
  • Tudo o que você precisa saber sobre a produção de água quente e fria para injeção
  • ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica