Doutorado em Engenharia Elétrica com Bolsa FAPESP
Projeto no Centro de Bionanomanufatura do IPT envolve as áreas de Microfabricação, Engenharia Elétrica e Física
O “Plano de desenvolvimento institucional na área de transformação digital: manufatura avançada e cidades inteligentes e sustentáveis”, coordenado pela professora Zehbour Panossian, oferece uma oportunidade de doutorado no Centro de Bionanomanufatura do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A inscrição deve ser feita até dia 31 de janeiro de 2019.
O doutorando trabalhará em processos de microfabricação para sensores, atuadores e desenvolvimento de dispositivos acelerômetros capacitivos (MEMS). Entre as atividades do bolsista estão o desenvolvimento de processos para fabricação de sensores, atuadores e dispositivos MEMS; o desenvolvimento de procedimentos para caracterização de dispositivos; e a redação de relatórios e documentação associada ao projeto.
O candidato deve ter graduação e/ou mestrado em Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Física, ou áreas afins. São desejáveis experiência em microfabricação em sala limpa e experiência em processamento de gravação a plasma, especialmente no processo de corrosão Bosch. Além disso, exigem-se para a vaga entendimento completo da tecnologia de processamento de semicondutores, compreensão dos princípios fundamentais da atuação e detecção para MEMS e familiaridade com as técnicas de caracterização de materiais.
As inscrições podem ser feitas com Mário Ricardo Gongora-Rubio (gongoram@ipt.br).
Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2503.
A bolsa tem duração de quatro anos, com valor de R$ 3.626,10. Mais informações sobre a Bolsa de Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/dr.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.