• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    Centro de Pesquisa em Alimentos desenvolve técnica que aumenta teor de Resveratrol na uva

    O Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC, da sigla em inglês), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP, desenvolve técnica que poderá aumentar em 70% o teor de resveratrol no suco de uva. A substância, presente no vinho, previne doenças coronárias, reduz níveis de colesterol ruim (LDL), tem ação anti-inflamatória e fortalece o sistema muscular.
    A pesquisadora Laís Moro, doutoranda em Ciência dos Alimentos na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) e bolsista da FAPESP, desenvolveu uma técnica para estimular a produção de resveratrol naturalmente nas plantas.
    “Os resultados preliminares indicam que, com o tratamento, houve um aumento de 70% desse composto no suco, que se manteve mesmo após armazenamento de seis meses”, disse.
    O estudo foi coordenado por Eduardo Purgatto, pesquisador do FoRC.
    Os testes foram realizados no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais com duas variedades de uva, totalizando 240 litros por região, sendo que parte das videiras era tratada e a outra não. Além do resveratrol, os pesquisadores observaram um aumento significativo de outras substâncias, como antocianinas e flavonoides, também aliadas na promoção da saúde.
    Segundo Moro, o próximo passo é avaliar se os resultados se reproduzem em um segundo ano de estudo, para comprovar o potencial do tratamento.
    O processo de fabricação do vinho, que envolve fermentação, favorece a extração de resveratrol e de outros compostos bioativos da uva, mas nem todos podem consumi-lo. “O novo suco é direcionado a crianças, idosos e pessoas que não podem ou não gostam de consumir vinho. Seria uma alternativa que une o prazer do sabor aos componentes terapêuticos.”
    * Com informações da Assessoria de Comunicação do FoRC.

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    30 de maio de 2025

    Indústria farmacêutica aposta em produtos que se assemelham a balas


    Leia mais
    29 de maio de 2025

    VEOLIA apresenta portfólio completo de soluções para a Indústria Farmacêutica e Cosmética na FCE PHARMA 2025


    Leia mais
    29 de maio de 2025

    Avanços da IA estão moldando vários aspectos do mundo, incluindo o modo de fazer pesquisa


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • Indústria farmacêutica aposta em produtos que se assemelham a balas
    • VEOLIA apresenta portfólio completo de soluções para a Indústria Farmacêutica e Cosmética na FCE PHARMA 2025
    • Avanços da IA estão moldando vários aspectos do mundo, incluindo o modo de fazer pesquisa
    • A importância das vidrarias calibradas e equipamentos de qualidade em laboratórios
    • Resíduo da produção de suco de laranja pode contribuir com plásticos biodegradáveis mais resistentes
    • Plano visa regulamentar acesso a fármacos a base de cannabis
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica