Vipal Borrachas realiza palestras no 17º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha

A Vipal Borrachas, empresa líder no mercado de reformas de pneus no Brasil e também na América Latina, está sempre em busca do seu aperfeiçoamento quanto de toda a cadeia produtiva a qual integra. Mostra disso é que a empresa realizou quatro palestras técnicas no 17º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha. Os conteúdos apresentados são um breve resumo de trabalhos de pesquisa realizados em parceria entre a Vipal e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). O congresso foi realizado junto às feiras Expobor e Pneushow, em São Paulo, nos dias 26 a 28 de junho de 2018.

A parceria entre a empresa e a universidade objetiva aprimorar o conhecimento das pesquisas realizadas pela Vipal Borrachas, além de buscar soluções que promovam melhorias em produtos e desenvolver novas aplicações de materiais para borracha. No evento, estes estudos renderam quatro palestras, conduzidas pelas pesquisadoras da Vipal.

Entre os temas, um deles foi “Avaliação da Lignina como aditivo estabilizante em compostos de Borracha Natural”, da pesquisadora Gelsa Adriana Carpenedo. A pesquisadora Rubiane Cortellini tratou sobre “Influência da Lignina nos sistemas de vulcanização em compostos de NR”. Onde um dos objetivos destes estudos com o Lignina é a substituição de aditivos sintéticos por outros de fonte renovável. Já Gislaine Hermenegildo apresentou “O efeito do sistema de cura em composições de EPDM para aplicação em temperaturas elevadas”. Além disso, Viviane Dall’ Agnol Veiga palestrou sobre “Avaliação do sistema de aceleração nas propriedades reométricas ao longo do tempo para composições não-vulcanizadas de Borracha Natural”, tendo como principal interesse, melhorar o “prazo de validade” de composições de borrachas cruas vendidas ao mercado.

 Sobre a Vipal

A Vipal Borrachas – www.vipal.com.br – foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e dois centros de distribuição no Brasil. A empresa exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania.  A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO9002, ostentando ainda a ISO9001: 2015 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Seções
Fechar Menu