• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Sabesp assina acordo com UNFCCC, que organiza as COPs, para fomentar projetos de adaptação climática

A Sabesp, estatal responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto no estado de São Paulo, firmou parceria com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) visando desenvolver projetos e promover a agenda internacional de adaptação climática. A empresa é a única na América Latina a assinar tal acordo, junto com outras seis empresas, entre elas Microsoft, Adidas e 3M.

“Esta parceria permitirá uma troca de conhecimentos intensa entre nós da Sabesp, que já experimentamos e atravessamos algumas crises hídricas, evoluímos e aprendemos muito com elas, com representantes da ONU e de outros países para juntos traçarmos processos e projetos para enfrentar o que está por vir”, afirmou André Salcedo, diretor-presidente da Sabesp.

O contrato terá duração de três anos e busca preparar temas relacionados à realidade brasileira para a COP30, em Belém (PA) assegurando a presença da Sabesp nos debates internacionais sobre adaptação e resiliência climáticas. A parceria envolverá, ainda, a participação da iniciativa “Fronteiras da Resiliência”, da Divisão de Adaptação Climática da UNFCCC.

A UNFCCC é um tratado internacional cujo objetivo principal é estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera, evitando consequências perigosas no sistema climático. A entidade organiza as COPs, conferências anuais onde os países negociam acordos e políticas climáticas. A COP29 ocorrerá em novembro deste ano, em Baku, Azerbaijão, enquanto a COP30 está programada para novembro de 2025. Será a primeira vez que o Brasil sediará uma COP, destacando a relevância da Amazônia no debate global sobre mudanças climáticas.

Entre os exemplos a serem apresentados pela Sabesp no âmbito do acordo está a transformação das estações de tratamento de esgoto (ETE) em “Estações de Reciclagem da Vida”, por meio da redução dos resíduos retornados à natureza. A Sabesp já utiliza o lodo das estações de tratamento para produzir biogás e fertilizantes, como na ETE de Franca e na ETE Lageado, em Botucatu, no interior de São Paulo.

A empresa também investe no abastecimento do Polo Petroquímico de Capuava com água de reuso produzida pela iniciativa Aquapolo, a partir do tratamento de efluentes na ETE ABC, na Grande São Paulo.

Matéria – Exame, Por Rodrigo Caetano
Imagem – Sabesp: parceira viabiliza troca de conhecimento e experiências para enfrentar crises climáticas (Victor Moriyama/Bloomberg/Getty Images)

Compartilhar

Artigos Relacionados

profissional aplicando esmalte em gel, reforçando segurança toxicológica e regulamentação Anvisa 2025
3 de novembro de 2025

ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel


Leia mais
Capa ilustrativa do Manual da Anvisa sobre cálculo da Estimativa da Toxicidade Oral Aguda (ETA) para produtos saneantes – Outubro de 2025.
27 de outubro de 2025

ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes


Leia mais
Laboratório moderno e iluminado com microscópios e instrumentos em bancadas de análise química
24 de outubro de 2025

O mercado de instrumentação analítica acelera no Brasil: portabilidade, digitalização e crescimento sustentável redefinem os laboratórios


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Future Pharma reuniu líderes da indústria de Life Sciences
  • ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel
  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
  • Interpretação de espectros na espectrometria de massas: da fragmentação à dedução estrutural
  • Rastreabilidade: o DNA da qualidade em laboratórios com BPL
  • Tudo o que você precisa saber sobre a produção de água quente e fria para injeção
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica