• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    Resultados de comparação-chave em temperatura de ponto de orvalho-geada são publicados pelo BIPM

    Inmetro atuou em parceria com instituto nacional de metrologia da Argentina

    A medição e o controle da umidade, feitos pelos higrômetros, são extremamente necessários em praticamente todos os locais fechados com aglomeração humana e em muitos segmentos industriais, uma vez que a presença ou a ausência de vapor d’água no ar (ou em outro gás) influencia diversos processos físicos, químicos ou biológicos. Na meteorologia, a umidade relativa é um dos parâmetros atmosféricos utilizados na previsão do tempo, informação de grande relevância para a agricultura, aeronáutica, entre outros.  O Inmetro, por meio de mais uma comparação-chave que o Laboratório de Higrometria participou, confirmou novamente sua competência técnica no provimento da rastreabilidade metrológica dos resultados de medição de umidade.

    Há alguns meses, o Bureau International de Poids et Mesures (BIPM) publicou em seu banco de dados de comparações (key comparison database – KCDB) os resultados de uma comparação-chave em temperatura de ponto de orvalho/geada entre o Laboratório de Higrometria (Lahig) do Inmetro e o instituto nacional de metrologia da Argentina (Instituto Nacional de Tecnología Industrial – INTI). Nesta comparação, registrada no KCDB/BIPM como SIM.T-K6.7, o Lahig foi responsável por toda sua organização e condução, atuando assim como Laboratório Piloto.

    “O Laboratório de Higrometria é responsável pela disseminação da grandeza umidade por meio da calibração de higrômetros dos mais diversos princípios de medição como, por exemplo, impedância elétrica, psicrométrico e à condensação. A comparação assegura a validade dos resultados dos serviços de calibração prestados pelo laboratório e atende a um dos objetivos do Acordo de Reconhecimento Mútuo (MRA, em inglês) estabelecido pelo Comitê internacional de Pesos e Medidas (CIPM), do qual o Inmetro é signatário. O MRA do CIPM responde à necessidade de um esquema aberto, transparente e compreensivo para dar aos usuários informações quantitativas confiáveis sobre a comparabilidade dos serviços nacionais de metrologia e para fornecer base técnica para acordos negociados internacionalmente, para o comércio e assuntos regulatórios”, comentou Júlio Brionizio, chefe do Lahig.

    As comparações de umidade entre os Institutos Nacionais de Metrologia (INMs) são geralmente realizadas em temperatura de ponto de orvalho/geada, que consiste na temperatura na qual o vapor d’água se deposita na forma de orvalho (ou de geada) quando do resfriamento do ar. A comparação entre o Inmetro e o INTI teve por objetivo demonstrar o grau de equivalência entre seus padrões de umidade, na faixa -30°C a 60°C de temperatura de ponto de orvalho/geada, bem como o grau de equivalência entre as medições de umidade dos dois INMs e os Valores de Referência da Comparação-Chave (KCRV, em inglês), identificada como CCT-K6, organizada pelo Comitê Consultivo de Termometria do BIPM. Importante destacar que houve compatibilidade entre todas as medições de temperatura de ponto de orvalho/geada realizadas pelo Inmetro quando comparadas com àquelas do INTI e do CCT-K6. O Relatório Final e maiores informações sobre a comparação encontram-se disponíveis.

    A comparação descrita anteriormente é a terceira realizada pelo Lahig e publicada no KCDB/BIPM. O laboratório já participou de outras duas comparações-chave, uma com o National Institute of Standards and Technology (NIST, EUA), na faixa de -30ºC a 20ºC de temperatura de ponto de orvalho/geada (SIM.T-K6.3), e outra com o INTI, faixa de -20ºC a 60ºC de temperatura de ponto de orvalho/geada (SIM.T-6.4). Os relatórios finais dessas comparações encontram-se disponíveis em: www.bipm.org/kcdb/comparison?id=653 e www.bipm.org/kcdb/comparison?id=1262, respectivamente.

    O Lahig também atuou como Laboratório Piloto em uma comparação suplementar em umidade relativa em que participaram laboratórios nacionais de higrometria de 08 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai e Uruguai. Esta comparação, registrada como SIM.T-S10, é a primeira na América Latina e uma das maiores já realizadas no mundo nessa grandeza. No momento, o Relatório Final encontra-se em revisão pelo KCDB/BIPM.

     

    Com informações de Inmetro Notícias.

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    30 de junho de 2025

    Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE


    Leia mais
    27 de junho de 2025

    Glicerina substitui com vantagem a água na produção de hidrogênio verde, indica pesquisa


    Leia mais
    26 de junho de 2025

    Como a genética e a biotecnologia estão revolucionando o esporte


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE
    • Glicerina substitui com vantagem a água na produção de hidrogênio verde, indica pesquisa
    • Como a genética e a biotecnologia estão revolucionando o esporte
    • Entenda como funciona o Farmácia Popular e como utilizar
    • IHARA lança dois fungicidas com moléculas inéditas no Brasil para as culturas da maçã, melão e uva
    • Tecnologia de impressão de microagulhas é usada no desenvolvimento de biossensores
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica