• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Projeto de lei que cria Estratégia Nacional de Saúde impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, afirma grupo FarmaBrasil

O presidente-executivo do Grupo FarmaBrasil, Reginaldo Arcuri, ressaltou a importância da aprovação do projeto de lei 2.583/2020 pelo plenário da Câmara dos Deputados. O projeto visa tornar o Brasil um país atrativo para o desenvolvimento da indústria farmacêutica nacional na instalação e expansão de parques industriais.

“Ao estabelecer critérios claros para que as empresas sejam reconhecidas como estratégicas, a proposta contribui para consolidar um ambiente mais previsível, com segurança jurídica e alinhado aos objetivos de desenvolvimento econômico e social do país”, disse Arcuri.

O PL que institui a Estratégia Nacional de Saúde, iniciativa voltada ao fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, prevê um conjunto de medidas necessárias, principalmente de caráter administrativo e regulatório, para fomentar a produção local de medicamentos e outros insumos e bens de saúde. Para Arcuri, é fundamental políticas específicas para setores estratégicos. Segundo ele, países ao redor do mundo, incluindo o Brasil, adotam políticas específicas para fortalecer suas indústrias nos setores em que consideram estratégicos, garantindo incentivos e variados meios de fomento para setores estratégicos.

“No setor de saúde não pode ser diferente. A aprovação de uma estratégia nacional para o setor de saúde, como o previsto no projeto de lei, que impulsione a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a capacitação de profissionais, garante que o país tenha autonomia para enfrentar crises futuras sem depender excessivamente do mercado externo. Essa iniciativa não apenas fortalecerá nossa estrutura de saúde, mas também promoverá inovação e segurança sanitária para a população”, afirmou Arcuri.

O projeto também cria um grau de segurança sólido para políticas públicas que antes dependiam de portarias ministeriais, como as Parcerias Para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) e o Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL), e que agora estão amparadas por uma lei.

Para serem classificadas como estratégicas, as empresas terão que realizar atividades no Brasil de pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico, além do desenvolvimento de um parque industrial para execução de um planejamento estratégico em saúde. O Grupo Farmabrasil tem certeza que o Senado Federal também terá a sensibilidade necessária para aprovar o projeto de lei.

De autoria do deputado Dr. Luizinho (PP-RJ) e a relatoria do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), a proposta tem como objetivo reduzir a dependência do Brasil em relação à importação de insumos, medicamentos e equipamentos médicos estrangeiros e estimular a pesquisa e desenvolvimento do setor no país. As empresas que aderirem à Estratégia Nacional de Saúde terão prioridade em mecanismos de compra governamental, acelerações regulatórias, estímulos para a inovação e outros benefícios. O texto prevê apoio para o desenvolvimento de:

Instalação e/ou expansão dos investimentos em parques industriais no país;

Estímulo à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em saúde;

Atração de investimentos nacionais e internacionais;

Criação de empregos qualificados no setor produtivo;

Redução da dependência externa e aumento da segurança sanitária;

Fortalecimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde, alinhado às diretrizes constitucionais de promoção da saúde pública.

 

Fonte: PFARMA – BY FÁBIO REIS

 

Compartilhar

Artigos Relacionados

profissional aplicando esmalte em gel, reforçando segurança toxicológica e regulamentação Anvisa 2025
3 de novembro de 2025

ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel


Leia mais
Capa ilustrativa do Manual da Anvisa sobre cálculo da Estimativa da Toxicidade Oral Aguda (ETA) para produtos saneantes – Outubro de 2025.
27 de outubro de 2025

ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes


Leia mais
Laboratório moderno e iluminado com microscópios e instrumentos em bancadas de análise química
24 de outubro de 2025

O mercado de instrumentação analítica acelera no Brasil: portabilidade, digitalização e crescimento sustentável redefinem os laboratórios


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel
  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
  • Interpretação de espectros na espectrometria de massas: da fragmentação à dedução estrutural
  • Rastreabilidade: o DNA da qualidade em laboratórios com BPL
  • Tudo o que você precisa saber sobre a produção de água quente e fria para injeção
  • ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica