• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    Primeiro material de referência de nanopartículas de ouro brasileiro é disponibilizado pelo Inmetro

    Fonte: INMETRO.

    Atendendo a uma necessidade da indústria, principalmente de cosméticos , alimentos (empacotamento e diagnóstico de alimentos) e farmacêutica, e buscando inovação dos produtos nanotecnológicos, o Inmetro disponibiliza, pela primeira vez no Brasil, o Material de Referência (MR) de nanopartículas de ouro suspensas em água. Com tamanho de aproximadamente 15 nanometros (nm), o que equivale a um bilionésimo de metro, os MR têm sua utilização destinada principalmente à avaliação da precisão de medição, sendo suficientemente homogêneos e estáveis com respeito a uma ou mais propriedades especificadas.

    “O ouro é um material muito versátil em relação a suas aplicações na forma de nanopartículas devido as propriedades únicas químicas (estabilidade), físicas (ópticas, eletrônicas) e biológicas (antifúngicos e antimicrobianos), além de possibilitar de forma relativamente fácil e precisa o controle do tamanho das nanopartículas durante a síntese, por isso a escolha desse metal. É o primeiro MR de nanopartículas nesta dimensão, produzido no Brasil. Anteriormente, era necessário importar o material de referência para nanopartículas. Com isso, laboratórios que prestam os serviços de análise dimensional de nanopartículas para as indústrias de cosméticos, alimentos e farmacêutica, entre várias outras, terão ainda mais confiança em suas medições”, comentou Oleksii Kuznetsov, chefe da Divisão de Metrologia de Materiais do Inmetro.

    Os laboratórios de análise de nanomateriais utilizam esse tipo de material para avaliar e qualificar as metodologias empregadas para caracterização dimensional de nanopartículas, bem como para verificar o desempenho de seus microscópios eletrônicos de transmissão (MET) e instrumentos de espalhamento de luz dinâmico (DLS). Essas avaliações e verificações desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e no controle de qualidade de produtos inovadores com nanotecnologia embarcada.

    Como muitos outros MR, este foi analisado por diversos laboratórios do Inmetro, resultando em caracterizações que vão além do tamanho.

    Com informações da Inmetro.

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    7 de julho de 2025

    Secas podem reduzir valor calórico do néctar das flores em até 95%, aponta estudo


    Leia mais
    4 de julho de 2025

    Pedalar fortalece músculos, melhora sono e em áreas verdes pode trazer mais bem-estar mental


    Leia mais
    3 de julho de 2025

    α-Copaeno é um repelente potente do inseto transmissor do greening em citros


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • Secas podem reduzir valor calórico do néctar das flores em até 95%, aponta estudo
    • Pedalar fortalece músculos, melhora sono e em áreas verdes pode trazer mais bem-estar mental
    • α-Copaeno é um repelente potente do inseto transmissor do greening em citros
    • Manejo eficiente pode reduzir emissões de óxido nitroso no setor sucroenergético
    • Água Ultrapura: O Elemento Vital para o Sucesso em Análises por HPLC
    • Tecnologia usa IA para aumentar precisão de exame de doenças cardiovasculares
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica