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O poder das medidas

Debatem-se atualmente no Brasil os resultados de medições referentes ao desmatamento da Amazônia, a dados de clima referentes a aquecimento global, aos impactos de mineração em águas e no ambiente regional. Os resultados nessas medições são capazes de afetar as relações comerciais do país, com forte impacto particularmente nas exportações de alimentos.

 

A coleta de dados, as medições, sua organização em informações que permitam a tomada de decisões políticas, são processos baseados em técnicas rigorosas e todo um acúmulo de conhecimento científico. Este acúmulo está nas disciplinas de ciências da natureza e nas bases matemáticas e estatísticas que regem o formalismo que garante que essas informações reflitam da melhor maneira possível a realidade. Ciência busca conhecer a realidade e é o que de melhor trouxe a humanidade até aqui. O que permitiu produzir mais alimentos, diminuir a mortalidade, aumentar a expectativa de vida, maior conforto, melhor qualidade de vida e bem-estar.

 

O desconhecimento dessas técnicas, procedimentos e bases científicas relacionadas às medições, o não domínio dessas noções fundamentais pela sociedade e sua incompreensão por aqueles responsáveis pelas tomadas de decisões políticas pode ter resultados desastrosos para o Brasil. Não simplesmente para as relações comerciais, mas principalmente para a vida das populações. E aqui não pensamos apenas naquelas comunidades vivendo diretamente nas regiões afetadas. No dia 19 de agosto de 2019 noticiou-se que o céu da cidade de São Paulo ficou negro no meio da tarde e caiu uma chuva cinza, cheia de particulado oriundo nas queimadas nas regiões Norte e Centro-Oeste. As consequências desses fenômenos também são importantes para o mundo. Veja-se o alerta em muitos países sobre as situações levantadas acima.

 

E então nos vem a pergunta: por que uma Sociedade Brasileira de Metrologia?

 

O melhor remédio contra a desinformação e a propagação de boatos ou de informações ou notícias falsas, as hoje tão comentadas fake news, é a apropriação de conhecimento pela maior parte da população, não apenas por tomadores de decisão ou formadores de opinião. É necessário que tenhamos conhecimento dos processos de medição, dos instrumentos e dos resultados. Isso garante a confiança nas medições.

 

A SBM busca, desde sua fundação, ter um papel importante na disseminação do conhecimento em metrologia e nas demais disciplinas ou ferramentas de Tecnologia Industrial Básica. Além de essenciais para o desenvolvimento econômico e para a melhoria de processos e produtos e para a garantia da competitividade da indústria brasileira, a apropriação desses conhecimentos é muito importante para a efetiva construção da cidadania, para que as pessoas possam, elas mesmas, construir as condições de compreensão e julgamento das informações recebidas.

 

Aumenta nossas preocupações o fato de que, mesmo naqueles processos formativos onde essas ferramentas são evidentemente necessárias, como nas áreas de ciências da natureza, engenharias e tecnologia, percebe-se uma enorme carência de conhecimentos nessas áreas de TIB. Como constatamos em estudo discutido no XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE[1], a maior parte dos cursos de Engenharia não tem uma formação adequada em Metrologia.

 

A disseminação de conhecimentos em metrologia é, portanto, um grande desafio. E a SBM se coloca como agente a buscar parcerias para vencê-lo. Cada passo não dado significa que mais distante ficamos de nosso objetivo: desenvolvimento econômico sustentável e socialmente justo.

[1]     BERNARDES, A. T.; MENDES, A. ; SOUTO, A. L. C. F. ; GRANJEIRO, J. M. ; ALVES, L. E. S. ; MENDES, M. F. A. ; COSTA-FELIX, R. P. B. ENSINO DE METROLOGIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA. In: Adriana Maria Tonini. (Org.). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: Formação acadêmica e atuação profissional, Práticas Pedagógicas e Laboratórios Remotos. 1ed. Brasilia: Abenge, 2017, v. 1, p. 126-158.

 

Américo Tristão Bernardes, Presidente da Sociedade Brasileira de Metrologia, Engenheiro Eletricista, Doutor em Física e Professor da Universidade Federal de Ouro Preto.

Artigo disponível também na Revista Analytica 103.

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