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Nestlé reaproveita 80% de máquinas de café que seriam descartadas e economiza R$ 2,6 milhões

Se antes as máquinas de café NESCAFÉ Dolce Gusto da Nestlé acabavam sendo descartadas ou recicladas após serem devolvidas por clientes no e-commerce, um programa pioneiro da gigante de alimentos alcançou o reaproveitamento de 80% delas e uma economia de R$ 2,6 milhões desde que foi implementado em 2022.

Com a iniciativa, os equipamentos passam agora por um processo rigoroso de revisão técnica e qualidade. Após aprovados, são vendidos novamente com descontos de até 30% na seção de outlet do site oficial da marca. Segundo a Nestlé, são cerca de 600 máquinas disponibilizadas a cada ciclo de vendas e há uma grande aceitação dos consumidores. .

A solução surgiu em 2021, quando o centro de distribuição da Nestlé em Araçariguama (SP) identificou 20 mil máquinas devolvidas, muitas em bom estado, acumuladas para descarte. As devoluções ocorriam por motivos como compras por impulso ou insatisfação com a cor do produto.

Na época, os dados reveleram que 40% das máquinas estavam em perfeito estado e voltaram ao e-commerce sem necessidade de reparo; outras passaram por reparos simples e foram disponibilizados na seção de promoção — e apenas 20% não eram reaproveitadas.

Mariana Vilchez, gerente de logística de e-commerce da Nestlé Brasil, destacou em nota o rigor no processo de requalificação. “As máquinas são testadas, higienizadas e sinalizadas com possíveis imperfeições estéticas, sem comprometimento do funcionamento. Essa transparência é fundamental para o sucesso do projeto”, explicou.

A prática reforça o compromisso da companhia em promover a economia circular e a redução de resíduos em suas operações. Além de minimizar os impactos ambientais, atende a demandas dos consumidores por opções mais acessíveis e sustentáveis no mercado, ressaltou.

Matéria – Exame, Sofia Schuck
Imagem – Antes do programa, cerca de 40% das máquinas estavam em perfeito estado e voltaram ao e-commerce, outras passaram por reparos simples e foram disponibilizados na seção de promoção e apenas 20% não eram reaproveitadas (Nestlé/Divulgação)

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