• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    Mais de 70% das empresas brasileiras não possuem certificação ambiental ou social

    A pesquisa divulgada pela CNN Brasil, realizada pela consultoria de inovação Tec Institute em parceria com a MIT Tech Review Brasil, aponta que 75% das empresas brasileiras não possuem nenhum tipo de certificação relacionada à sustentabilidade ou ESG – Environmental, Social, and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português).

     

    A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) criou a vice-presidência de ESG para, junto com entidades regulatórias e organismos de certificação, colaborar com o aprimoramento do sistema de infraestrutura da qualidade com foco na elaboração de regulamentos e normas certificáveis nas três esferas abordadas pela sigla ESG. “A Abrac entende que nem tudo precisa ser uma certificação compulsória, mas o tema ESG é urgente, pois mais do que uma exigência mercadológica, traz benefícios ambientais e condições de trabalho cada vez mais justas e inclusivas”, explica Alexandre Xavier, vice-presidente de ESG da Abrac.

     

    O vice-presidente da Associação informa que, mesmo sem uma certificação específica sobre o tema, algumas normas abrem caminho para a implementação dos pilares ESG dentro das organizações, como a ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade. “São estabelecidos requisitos como análise de não conformidades e de dados, além de revisões pela alta direção da organização, proporcionando uma sólida preparação para adotar e integrar os princípios ESG”, explica Alexandre Xavier.

     

    Com foco no meio ambiente, a ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental – auxilia na mitigação de impactos negativos, como emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Assim como a ISO 9001, ela possibilita a melhoria contínua e segue o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) – planejar, fazer, checar e agir, em português. Isso permite identificar pontos fracos dentro de uma organização e traçar planos para melhorias necessárias ou evoluir a partir de resultados já positivos.

     

    “É importante destacar que há diversas outras normas e certificações também para referência nos três pilares ESG – Ambiental, Social e Governança. A ISO 9001 e a 14001 são algumas delas”, completa o vice-presidente de ESG da Abrac.

     

    ABNT PR 2030

     

    A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) desenvolveu a Prática Recomendada 2030, que aborda diretrizes para implementação de práticas ESG.

     

    O número 2030 faz referência à Agenda 2030, um plano de ação adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015. Os 17 objetivos traçados para o ano de 2030 visam erradicar a pobreza, garantir a igualdade de gênero, assegurar o acesso à educação, promover a saúde, combater as mudanças climáticas, entre outros temas. “Mesmo não sendo uma norma certificável, a PR 2030 direciona organizações que não sabem por onde começar a implementação dos pilares ESG”, conclui o vice-presidente de ESG da Abrac.

     

    Sobre a Abrac

     

    Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne os principais laboratórios e certificadoras acreditadas ao Inmetro e que são responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas que são oferecidos aos cidadãos. A avaliação da conformidade, operada pelos entes acima citados, tem por objetivo informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.

     

    Imagem – Certificações demonstram um compromisso real da empresa com aquilo que a certificadora atesta – Getty Images

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    1 de julho de 2025

    Água Ultrapura: O Elemento Vital para o Sucesso em Análises por HPLC


    Leia mais
    1 de julho de 2025

    Tecnologia usa IA para aumentar precisão de exame de doenças cardiovasculares


    Leia mais
    30 de junho de 2025

    Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • Água Ultrapura: O Elemento Vital para o Sucesso em Análises por HPLC
    • Tecnologia usa IA para aumentar precisão de exame de doenças cardiovasculares
    • Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE
    • Glicerina substitui com vantagem a água na produção de hidrogênio verde, indica pesquisa
    • Como a genética e a biotecnologia estão revolucionando o esporte
    • Entenda como funciona o Farmácia Popular e como utilizar
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica