• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Estudo aponta que vermífugo Annita reduz 55% da carga viral

Pesquisa comprova a diminuição da carga viral, mas não a redução de sintomas Foto: Reprodução

Um estudo publicado pela revista científica European Respiratory Journal afirma que o vermífugo nitazoxanida, conhecido como Annita, pode reduzir 55% da carga viral da Covid-19. A eficácia na redução de sintomas, entretanto, não foi comprovada. O artigo foi financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia brasileiro e assinado por 29 pesquisadores, coordenados pela professora Patrícia Rocco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A pesquisa teve início com 1.575 voluntários de sete diferentes cidades do Brasil, mas apenas 392 contraíram o vírus e, por isso, somente esses foram considerados ao fim do estudo. Os resultados apontam que o remédio pode reduzir a carga viral em pacientes com até 3 dias de infecção pela doença. A dosagem deve ser de 500 mg, de 8 em 8 horas ao longo de cinco dias.

Os 194 voluntários que tomaram o vermífugo tiveram a carga viral reduzida em 55% após cinco dias. Já os 198 que receberam o placebo tiveram redução de 45% durante o mesmo período.

– A publicação do estudo clínico é um presente de Natal da ciência brasileira para o mundo. É uma excelente notícia de fim de ano para começarmos 2021 com ainda mais determinação para enfrentar essa pandemia, utilizando a única arma possível de derrotá-la: a ciência – afirmou o ministro Marcos Pontes, ao site oficial da pasta da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O estudo foi publicado pela European Respiratory Journal no dia 24 de dezembro. Ele está disponível na íntegra em inglês.

 

EVENTO DE DIVULGAÇÃO

Em outubro, o governo organizou um evento para o anúncio dos resultados do estudo. Segundo a cientista Patricia Rocco, médica, pesquisadora e membro da Academia Nacional de Medicina e Academia Brasileira de Ciências, o evento foi realizado antes da publicação oficial pela urgência do assunto, já que outras opções de tratamento costumam ser mais caras, arriscadas ou pouco eficazes. A solenidade ocorreu na terça-feira (19) e contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

 

Com informações de Thamirys Andrade – Pleno News

 

 

 

Compartilhar

Artigos Relacionados

13 de outubro de 2025

Microplásticos: o desafio invisível e como a química está reinventando a solução


Leia mais
10 de outubro de 2025

Nobel de Química 2025 reconhece os pioneiros dos MOFs e a consolidação da química reticular


Leia mais
29 de setembro de 2025

Escolhendo o Sistema de Purificação de Água Preciso para Análises Clínicas


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Microplásticos: o desafio invisível e como a química está reinventando a solução
  • Nobel de Química 2025 reconhece os pioneiros dos MOFs e a consolidação da química reticular
  • Escolhendo o Sistema de Purificação de Água Preciso para Análises Clínicas
  • Veolia apresentará palestra sobre Água Ultrapura no 10º Congresso da Analítica Latin America 2025
  • Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.
  • Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica