fbpx

Workshop sobre inovação farmacêutica reúne empresas, ABDI, CNPq e Fapesp

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) promoveu nos dias 4 e 5 de junho o workshop “Perspectivas e Iniciativas para Inovação Farmacêutica”, no qual especialistas abordaram as tendências tecnológicas, apresentaram “cases” da indústria farmacêutica e analisaram as leis e programas que incentivam e regulam a inovação no país.

O diretor técnico-científico da Biolab, Dante Alário Júnior, falou sobre a experiência de 15 anos da empresa na área de inovação. “Eu sempre digo que o processo de inovação só tem começo, não tem fim; no momento que você entra e vê claramente os resultados, dificilmente interrompe esse processo”, afirmou.


Kesley Oliveira, do Cristália, durante sua palestra no segundo dia do evento (Sindusfarma)

Nacionalização

O processo de nacionalização do princípio ativo da pomada Colagenase, produto inovador no mercado brasileiro, foi apresentado pela gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do laboratório Cristália, Kesley Oliveira. “Compartilhamos [no encontro] o processo produtivo que resultou em uma patente que envolve um meio de cultura livre de componentes animais e também o processo de prospecção de bactérias anaeróbicas da nossa biodiversidade que são capazes de produzir essa Colagenase”. O laboratório patenteou o insumo farmacêutico ativo (IFA) da Colagenase.

Cleila Pimenta, especialista em Projetos de Saúde, Nanotecnologia e Biotecnologia da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), fez uma palestra sobre as tendências tecnológicas no setor farmacêutico, a percepção do empresariado e as potencialidades da indústria brasileira no contexto da indústria 4.0.


Dante Alário Júnior, da Biolab, fez palestra no segundia dia do encontro (Sindusfarma)

Edital

O diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico eTecnológico (CNPq), Marcelo Morales, destacou o novo edital da instituição sobre Inovações em Saúde, com foco em fármacos e medicamentos, e a melhoria obtida com a lei que regulamenta o uso de animais em pesquisas e a adoção de métodos alternativos.

Sérgio Queiroz, da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), informou sobre os três principais programas de apoio à inovação do órgão: Programa de Apoio à Pesquisa em Pequenas Empresas (PIP); Parceria para Inovação Tecnológica (PIT); e o Centro de Pesquisa em Engenharia.

O encontro foi coordenado pelo diretor de Assuntos Técnicos e Inovação do Sindusfarma, Jair Calixto, e também contou com a participação do presidente emérito da Academia Nacional de Farmácia, Prof. Lauro Moretto, entre outros palestrantes.

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Anvisa orienta sobre o C. auris, o superfungo que está preocupando autoridades. Veja aqui.

Ontem, por meio da revista NewsLab, divulgamos uma matéria detalhada sobre o Candida auris (leia aqui), o fungo multirresistente que está alertando autoridades de todo

Exclusivo: bioMérieux Brasil fala sobre garantia da integridade dos dados com testes microbiológicos automatizados

Veja material exclusivo da revista Analytica sobre a garantia da integridade de dados com Testes Microbiológicos feito pela empresa multinacional de biotecnologia bioMérieux. Autores: Dra.

Oportunidade: Bayer abre inscrições para Programa de Estágio em 2019

A Bayer, multinacional alemã com foco em Ciências da Vida, busca 40 jovens profissionais para seu Programa de Estágio Agro 2019, que está com inscrições

Poluição de Manaus causa impacto brutal na Floresta Amazônica, aponta estudo

Grupo de pesquisadores descobriram que a poluição de Manaus, capital do Estado do Amazonas, aumenta para além do esperado a formação de aerossóis produzidos pela

Oportunidade: UFSCar seleciona bolsista de pós-doutorado em Química

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), uma das maiores universidades federais do país, está com inscrições abertas

Seções
Fechar Menu