Veste S.A adere ao programa Sou ABR com peças 100% rastreáveis
Dudalina e Individual, marcas pertencentes à Veste S.A, estão com lançamento de coleções 100% rastreáveis, demonstrando seu compromisso com a transparência e a responsabilidade socioambiental. Através da leitura de QR Codes nas TAGs dos produtos, os consumidores são convidados a embarcar em uma jornada educativa: conhecer desde as fazendas onde o algodão certificado é cultivado até a produção de fios, tecidos, confecção e comercialização final do produto. Essa conexão direta não apenas empodera o consumidor, mas também destaca a importância de escolhas conscientes e da valorização de uma cadeia produtiva ética.
Sustentabilidade que transforma
A rastreabilidade das peças é resultado da adesão da Veste S.A ao SouABR, programa lançado pelo movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Nele, os produtos que têm, pelo menos, 70% de algodão na composição e 100% de origem certificada Algodão Brasileiro Responsável (ABR), são registrados em blockchain e suas informações são publicadas, comprovando que a fibra é produzida com práticas sustentáveis e transformada em fios e tecidos pela renomada Cataguases, referência em qualidade e compromisso socioambiental.
“O lançamento das coleções de peças rastreáveis pelas marcas Dudalina e Individual é um marco significativo para o programa SouABR e para a cadeia têxtil como um todo. A adesão de mais marcas reforça o compromisso do setor com a transparência e a sustentabilidade, permitindo que mais consumidores conheçam toda a jornada do algodão brasileiro, desde o campo até a peça final. Essa iniciativa não apenas valoriza o trabalho dos nossos produtores, como também promove uma conexão mais consciente entre quem produz e quem consome, fortalecendo a confiança e o respeito pela moda responsável”, comemora Gustavo Piccoli, presidente da Abrapa.
Além de promover a transparência, esse sistema de rastreabilidade assegura uma cadeia produtiva íntegra. A Veste S.A prioriza fibras naturais que não só oferecem conforto e frescor, mas também são amigas do meio ambiente, sendo biodegradáveis e alinhadas às melhores práticas ESG.
“Com essa iniciativa, reafirmamos nosso compromisso com uma moda mais transparente e responsável. A rastreabilidade completa das peças não apenas conecta o consumidor à história por trás de cada produto, mas também eleva os padrões de sustentabilidade e ética na indústria da moda. Começamos o projeto com 80 mil peças rastreáveis e nosso objetivo é expandir cada vez mais essa iniciativa para os demais produtos que utilizam a fibra de algodão como a principal matéria-prima. Essa iniciativa não é apenas uma questão de inovação tecnológica, mas parte de um movimento maior de transformação do setor”, afirma Alexandre Afrange, CEO da Veste S/A.
A empresa também integra o The Fashion Pact desde 2022, uma coalizão global dedicada à proteção do clima, da biodiversidade e dos oceanos. Internamente, a Veste S/A estabelece metas claras para aumentar a representatividade racial e de gênero em posições de liderança, assegurando que sua alta gestão seja predominantemente composta por mulheres. Inclusão e diversidade são pilares fundamentais de sua estratégia.
“Somos o único membro da América Latina no The Fashion Pact, a primeira iniciativa global liderada por CEOs para impulsionar a sustentabilidade na indústria da moda. Assumimos metas de médio e longo prazo com foco em três frentes: clima, biodiversidade e oceanos. Até 2025, submeteremos nossas metas de redução de emissões à Science Based Targets Initiative”, afirma Alexandre Afrange, CEO da Veste S/A. “Além disso, buscamos integrar a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 até 2030, reforçando o alto nível de governança da Veste. Esses compromissos refletem nossa estratégia: somos guiados pelo crescimento rentável e sustentável a longo prazo, com a sustentabilidade de nosso ecossistema como um pilar fundamental.” Complementa o CEO.
Moda consciente
Mais do que um simples dado técnico, a rastreabilidade conta histórias ricas. Ao escanear o QR Code, o consumidor descobre a origem da fibra, a trajetória das fazendas e os valores que sustentam cada peça. Esse gesto simples se torna um convite à reflexão sobre a procedência das roupas e à adoção de um consumo mais responsável, além de valorizar a moda feita 100% no Brasil, que movimenta milhares de pessoas e fortalece a economia do País.
Com décadas de história, a Veste S.A reafirma sua visão de longo prazo: ser uma referência global em sustentabilidade e inovação. Cada peça vai além do produto; é um compromisso com o futuro, uma declaração de cuidado com o planeta e uma prova de que moda e responsabilidade podem, definitivamente, caminhar juntas.
Sobre a Veste S.A
Com mais de 40 anos de história, a Veste S.A é um dos principais conglomerados de moda de alto padrão no Brasil. Controla marcas de prestígio como Le Lis, BO.BÔ, Dudalina, John John e Individual. Em 2008, foi uma das primeiras empresas do setor a realizar IPO.
Sobre a Dudalina
Com 66 anos de história, a Dudalina é hoje considerada a maior camisaria da América Latina. Com ampla presença em todo o território brasileiro pelos canais varejo e atacado, a marca é referência em moda workwear, sendo reconhecida pela estética sofisticada e pela qualidade incomparável. Além da camisaria – que consagrou a marca com modelos desenvolvidos com matérias-primas nobres – a alfaiataria contemporânea e a moda casual compõem as coleções, pensadas para diversos momentos do lifestyle urbano.
Sobre a Individual
A Individual, marca masculina da VESTE S/A Estilo, destaca-se por oferecer peças de alta qualidade que combinam estilo clássico e casual, projetadas para o homem que busca versatilidade e sofisticação. Com foco em tecnologia e sustentabilidade, seu diversificado mix de produtos atende às demandas do consumidor moderno. Presente nas principais multimarcas do Brasil, a marca vem expandindo sua base de clientes através do e-commerce.
Sobre Sou de Algodão
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.
Informações à Imprensa:
GBR Comunicação (Veste S.A)