• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    Vácuo no laboratório – De onde vem?

    VACUU_LAN_UK.psd_1500px“Saindo da parede” – poderia ser uma resposta típica. Ninguém se preocupa com este assunto, desde que tudo funcione bem e todas as conexões e válvulas necessárias estão disponíveis. Se existe vácuo ou não, você provavelmente nem sequer notará até que não haja vácuo disponível por qualquer motivo. A tecnologia de vácuo costuma ser utilizada em aplicações típicas de laboratório, como evaporação, secagem ou filtração – sendo indispensável! Existem várias possibilidades de fornecer vácuo no laboratório – cada uma tem suas vantagens e desvantagens:

    Bomba de vácuo de uso único

    Tendo apenas uma bomba de vácuo no laboratório, você certamente não se perguntará de onde vem o vácuo necessário. Ter uma bomba de vácuo quimicamente resistente exclusivamente para sua aplicação é a solução individual ideal, que oferece as melhores condições de trabalho. As bombas de diafragma com resistência química, com condensador de vapor de exaustão para recuperação de solvente e coletor para proteção de bomba contra o vapor condensado definitivamente devem ser a primeira escolha. As bombas de diafragma VARIO® da VACUUBRAND® com velocidade de motor variável e com outras opções de ajuste e controle oferecem vantagens adicionais, como ter o “vácuo sempre correto”, economia de energia e controle remoto.

    Central de vácuo

    Controlada rede de vácuo VACUUM LAN®: bomba de vácuo na prateleira debaixo do armário – controlador multimídia integrado em parede.

    Controlada rede de vácuo VACUUM LAN®: bomba de vácuo na prateleira debaixo do armário – controlador multimídia integrado em parede.

    As coisas são diferentes se uma tubulação de vácuo precisa ser conectada a um bocal de mangueira disponível na parede e uma válvula precisa ser aberta. Nesse caso, o fornecimento de vácuo vem de uma central ou de uma rede local de vácuo. O usuário de laboratório geralmente tem pouca influência em ter o vácuo final adequado ou taxas de fluxo perfeitamente adequadas para sua aplicação – apesar das bombas de vácuo de grandes dimensões serem tipicamente usadas em sistemas de vácuo central. A ventilação de curta duração de diferentes aplicações pode influenciar negativamente o desempenho de todo o vácuo de laboratório alimentado centralmente. Futuras modificações tornam-se difíceis devido à falta de flexibilidade das instalações de tubulação fixas. A manutenção do gerador de vácuo ou do sistema de tubulação pode afetar todos os usuários ao mesmo tempo. Podem desenvolver-se misturas não desejadas de vapores e solventes de vários laboratórios dentro das longas tubulações. Todos esses fatores devem ser considerados, bem como os altos custos operacionais e de manutenção.

    Rede de vácuo VACUU • LAN® para laboratórios

    Uma rede local de vácuo representa a harmonia perfeita de uma bomba de usuário único e um vácuo centralizado. Várias aplicações podem ser operadas ao mesmo tempo. A instalação é simples, rápida e requer poucas ferramentas. As válvulas anti retorno nas saídas individuais diminuem o risco de interferência entre aplicações paralelas. A bomba de rede localizada na parte inferior do armário funciona praticamente em silêncio e oferece, dependendo do modelo, muitas conveniências: não é necessária uma supervisão permanente e permite operação contínua 24 horas por dia. O vácuo é gerado somente se necessário (“vácuo sob demanda”).

    VACUU·LAN_Titel_EN.psd_1500pxA rede de vácuo VACUU.LAN® da VACUUBRAND® está evoluindo continuamente juntamente com seus clientes para se adaptarem aos modernos sistemas de instalações laboratoriais. O objetivo é uma melhoria constante do suprimento de vácuo em laboratórios de ensino, pesquisa e na indústria. A idéia é eficiente e simples: várias estações de trabalho de laboratório usando uma bomba de diafragma eficiente e resistente a produtos químicos. Cada estação de trabalho obtém vácuo através de um módulo VACUU.LAN® cuja válvula de retenção integrada diminui consideravelmente a influência paralela com alta eficácia. Tubos de PTFE resistentes a produtos químicos e conectores de tubulação ligam a bomba do servidor de rede aos módulos da estação de trabalho. Tais redes VACUU.LAN® podem atingir níveis de vácuo de até 2 mbar. A grande variedade de módulos de conexão disponíveis oferece soluções individuais e de economia de espaço para todas as aplicações de vácuo comuns. O VACUU.LAN® é altamente flexível e pode ser planejado e integrado em novos móveis de laboratório ainda não instalados ou adaptados a laboratórios já existentes. O controle de rede automático da bomba fornece vácuo sob demanda, proporcionando assim menores agressões ambientais e maiores gastos orçamentários. Uma ampla gama de acessórios, como condensadores sem fluido refrigerante, monitoramento de níveis de líquido de frascos de coleta e interfaces para monitoramento remoto da operação da bomba, aumentam adicionalmente a segurança do processo.

    Mais informações encontram se em um vídeo da rede de vácuo VACUU.LAN® disponíveis em www.vacuubrand.com. Peça folder informativo gratuito através de info@vacuubrand.com. Isso o ajudará a planejar sua rede com a escolha adequada da bomba central e seleção de módulos e acessórios adequados para a estação de trabalho. Ou simplesmente ligue para nossos especialistas +49 9342 808 5550.


    QR_code_VACUULAN-Clip_YOUTUBE

     

    Contato:

    info@vacuubrand.com

    Telefon: +49 9342 808 5550

    www.vacuubrand.com 


    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    22 de maio de 2023

    Otimize seus processos de conexão e desconexão asséptica com a Sartorius


    Leia mais
    7 de maio de 2023

    Maximize a eficiência na filtração Single-Use em larga escala com menos esforço


    Leia mais
    26 de abril de 2023

    Purelab Chorus 2+: Uma solução completa para o laboratório


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • Manejo eficiente pode reduzir emissões de óxido nitroso no setor sucroenergético
    • Água Ultrapura: O Elemento Vital para o Sucesso em Análises por HPLC
    • Tecnologia usa IA para aumentar precisão de exame de doenças cardiovasculares
    • Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE
    • Glicerina substitui com vantagem a água na produção de hidrogênio verde, indica pesquisa
    • Como a genética e a biotecnologia estão revolucionando o esporte
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica