Um passo em direção a um teste não invasivo para monitorar pacientes com insuficiência cardíaca
Os pesquisadores demonstram o potencial do uso de análise de saliva para prever surtos em pessoas com insuficiência cardíaca, o que poderia ajudá-los a viver mais e melhor.
Pelo menos 26 milhões de pessoas em todo o mundo vivem atualmente com insuficiência cardíaca – e espera-se que esses números aumentem dramaticamente no futuro.
Quando uma pessoa desenvolve insuficiência cardíaca pela primeira vez, seu corpo passa por várias mudanças fisiológicas para tentar compensar. Mas, eventualmente, seu corpo não consegue mais acompanhar e eles começam a sentir sintomas como falta de ar e fadiga. Sua condição vai piorar progressivamente com o tempo – e cerca de quatro em cada dez pacientes não sobreviverão por mais de cinco anos após o diagnóstico.
Uma pessoa que vive com insuficiência cardíaca pode apresentar insuficiência cardíaca aguda, que geralmente requer internação hospitalar. Se os médicos pudessem prever com segurança um surto iminente, seria possível evitar que isso acontecesse – melhorando a qualidade de vida das pessoas que vivem com insuficiência cardíaca e, potencialmente, prolongando suas vidas.
Um teste não invasivo
Em um novo estudo, publicado na Scientific Reports, os pesquisadores realizam um estudo piloto para investigar a viabilidade de monitorar pacientes com insuficiência cardíaca por meio de testes de saliva.1
Os pesquisadores desenvolveram um novo método para medir simultaneamente a concentração de dois biomarcadores potenciais – 8-isoPGF2α e cortisol – na saliva. Isso envolveu a combinação de microextração por sorvente empacotado (MEPS) com cromatografia líquida de ultra-alto desempenho acoplada a espectrometria de massa triplo-quadrupolo de ionização por eletrospray (UHPLC-ESI-MS / MS).
Eles demonstraram que esta abordagem forneceu recuperação satisfatória (95-110%) e um limite de detecção adequado (10pg / ml) em amostras de saliva.
Monitorando Pacientes com Insuficiência Cardíaca
A equipe então realizou um estudo piloto em amostras de saliva de 44 pacientes com insuficiência cardíaca que foram hospitalizados devido a um surto. Eles usaram procedimentos validados para monitorar um painel de candidatos a biomarcadores para insuficiência cardíaca – lactato, ácido úrico, TNF-α, cortisol, α-amilase e 8-isoPGF2α – coletados em horários regulares durante sua internação.
Eles mediram a concentração de TNF-α com um ensaio imunoenzimático (ELISA) usando água ultrapura obtida de um sistema de purificação de água de laboratório ELGA PURELAB®, minimizando o risco de introdução de contaminantes que podem afetar seus resultados.
Seus resultados identificaram que cerca de 70% dos pacientes apresentaram pelo menos uma diminuição de 3 vezes de dois biomarcadores – 8-isoPGF2α e lactato – em sua saliva no momento da alta hospitalar, o que está provavelmente relacionado a uma melhora nos sintomas clínicos devido ao tratamento. Supondo que altas concentrações salivares desses dois produtos químicos se acumulem progressivamente na saliva ao longo do tempo, seu monitoramento pode fornecer um alerta precoce de insuficiência cardíaca aguda.
Prevenção de chamas
Este estudo identifica 8 – isoPGF2α e lactato como possíveis biomarcadores não invasivos para monitoramento da insuficiência cardíaca – e que a análise da saliva tem aplicações potenciais na prática clínica.
Se esses biomarcadores forem validados em estudos futuros, isso pode abrir caminho para o desenvolvimento de novos dispositivos de detecção que podem ser usados em casa para ajudar a prevenir surtos em pacientes com insuficiência cardíaca – melhorando e possivelmente prolongando suas vidas.
Por que escolher ELGA LabWater?
ELGA LabWater é um nome confiável em água pura e ultrapura desde 1937. Acreditamos em dar a você a escolha de como usar nossas soluções de purificação de água, apoiadas por um serviço e suporte excelentes.
Reference:
- Ghimenti S., et al. Salivary lactate and 8–isoprostaglandin F2α as potential non–invasive biomarkers for monitoring heart failure: a pilot study. Sci Rep (2020):10;7441. https://doi.org/10.1038/s41598-020-64112-2
…
Sobre a Veolia
O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com mais de 171000 colaboradores, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.
Em 2018, o grupo Veolia trouxe água potável para 95 milhões de habitantes e saneamento para 63 milhões, produziu cerca de 56 milhões de megawatt/hora e valorizou 49 milhões de toneladas de resíduos. Veolia Environnement (Paris Euronext : VIE) realizou em 2018 um faturamento consolidado de 25,91 bilhões de euros. www.veolia.com
Veolia Water Technologies Brasil – Media Relations
Rafaela Rodrigues
Tel.+ 55 11 3888-8782
rafaela.rodrigues@veolia.com