Tüv Rheinland amplia liderança na gestão química da indústria da moda e têxtil, como o mais novo fornecedor global de treinamento da zdhc

A TÜV Rheinland elevou sua liderança no fornecimento de soluções e serviços de gestão química para a indústria têxtil, da moda e de calçados, após a sua acreditação como provedora de formação global pela Fundação Zero Discharge of Hazardous Chemicals (ZDHC), entidade que atua em prol da descarga zero de produtos químicos perigosos.

Através da Academia ZDHC, a TÜV Rheinland fornecerá treinamento certificado pela ZDHC para marcas e fabricantes interessados em melhorar seus conhecimentos e promover a prática de gerenciamento responsável de produtos químicos. O treinamento é uma extensão do programa de treinamento de SSO (Segurança e Saúde Ocupacional) da TÜV Rheinland Academy para a indústria têxtil.

Dirigido ao mercado global, a primeira onda das sessões de treinamento, intituladas “Introdução à Gestão Química”, acontecerá de outubro a novembro, começando pelo Vietnã, e seguido de sessões em Bangladesh, Turquia e Itália. Detalhes do programa de treinamento podem ser encontrados em http://www.roadmaptozero.com/academy/

A TÜV Rheinland vem promovendo ativamente o gerenciamento de substâncias químicas por quase uma década, começando pelo programa SCORE (Sustaining Competitive and Responsible Enterprises), da Organização Internacional do Trabalho, e por seu próprio programa de treinamento FIT FIVE, que vincula produtividade e qualidade com responsabilidade social corporativa.

A TÜV Rheinland também trabalhou com a fornecedora líder de serviços de cooperação internacional da Alemanha, a GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH), na estrutura do REMC (Resource Efficient Management of Chemicals), para a cadeia de fornecimento de vestuário e calçado. Uma das iniciativas mais recentes é uma oferta detalhada da DETOX, que a TÜV Rheinland lançou como resposta direta à campanha Greenpeace DETOX, destinada a unir as principais marcas de têxteis, calçados e varejistas em favor da descarga zero de produtos químicos perigosos até 2020.

“Pode parecer fácil para os fabricantes conseguirem produtos acabados limpos, lavando e eliminando alguns dos elementos químicos indesejados no sistema de esgoto local, mas é também algo extremamente míope. Os compradores éticos e os usuários finais estão cada vez mais preocupados com a garantia de que o processo de produção é limpo do início ao fim, e isso demanda testes cuidadosos e treinamentos de qualidade”, disse Holger Kunz, vice-presidente executivo de produtos da área de Business Stream da TÜV Rheinland.

Kunz observou que, aproximadamente, um terço da indústria internacional da moda, incluindo algumas das maiores marcas do mundo, já é membro da Fundação ZDHC. Diariamente, mais fabricantes estão se juntando a este time. A extensa rede global de instalações para testes, inspeções e certificações da TÜV Rheinland está agora em processo final da acreditação como laboratórios reconhecidos pela ZDHC.

“Embora o novo programa de treinamento seja destinado às empresas, cada curso é concluído com um rigoroso exame. Os candidatos bem sucedidos recebem um certificado ZDHC pessoal para adicionar ao seu portfólio de qualificações profissionais e para melhorar suas perspectivas de carreira no longo prazo”, disse Markus Dohm, vice-presidente executivo da área de Business Stream Academy & Life Care da TÜV Rheinland.

“A visão da ZDHC, de usar as melhores práticas para proteger os consumidores, os trabalhadores e o meio ambiente, está em alinhamento total com a nossa missão de promover maior qualidade, segurança e eficiência econômica, para que pessoas, tecnologia e meio ambiente possam interagir sem problemas. Embora o foco desta primeira onda de treinamento seja uma Introdução ao Gerenciamento de Químicos, estamos empenhados em trabalhar em colaboração com a indústria para desenvolver treinamentos mais detalhados que abordem tópicos adicionais. Isso impulsionará o progresso global para alcançar a liberação zero de produtos químicos perigosos”, disse Dohm.

Mais detalhes sobre os serviços da TÜV Rheinland focados em DETOX podem ser encontrado em www.tuv.com/detox


 

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Seções
Fechar Menu