• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    Testes rápidos apoiam a indústria de alimentos no cumprimento das regras da nova legislação

    Resolução da Anvisa – RDC nº 331/19 e Instrução Normativa nº 60/19 estabeleceram novos padrões microbiológicos para alimentos e sua aplicação

    Em 23 de dezembro de 2019, foram publicadas a Resolução Anvisa – RDC nº 331 e a nova Instrução Normativa nº 60, que ampliaram na legislação brasileira de alimentos alguns aspectos antes pouco explorados. Um dos parâmetros incluídos e que vem gerando grande interesse dentre os produtores de alimentos no Brasil é a necessidade de detectar a presença de enterotoxina estafilocócica nos alimentos prontos para oferta ao consumidor.

     

    A nova resolução não permite a presença de enterotoxina estafilocócica em: requeijão, queijos pastosos, leite em pó, concentrados de leite, doce de leite e leite condensado, mistura em pó a base de leite e alimentos prontos para uso.

     

    Quando pensamos em segurança de alimentos e microbiologia, é importante lembrar que nem sempre o risco são os micro-organismos vivos nos alimentos. Algumas das mais importantes intoxicações alimentares são causadas por toxinas produzidas por esses micro-organismos.

     

    A toxina estafilocócica é produzida por um velho conhecido, o Staphylococcus aureus. Ela está naturalmente presente na pele, nariz, garganta, cabelo, pelos de pessoas e animais e penas de aves, e é associada a infecções de pele e abcessos, como as acnes. Essa presença tão comum e natural favorece a contaminação de alimentos por esse micro-organismo.

     

     

    Além disso, uma característica marcante do Staphylococcus aureus é a sua grande resistência e habilidade de crescer e em condições adversas, o que permite que a toxina seja produzida quando ele está presente no alimento. Outros estafilococos também podem estar associados à produção de enterotoxinas.

     

    Já foram descobertos 21 tipos diferentes de enterotoxinas produzidas por estafilococos, que apresentam algumas variações entre si, como peso, sorologia e diferentes níveis de toxicidade. Uma característica comum, se não a todas, mas à grande maioria é a termoresistência: elas não são destruídas pelo aquecimento a temperaturas usuais de preparo de alimentos.

     

    As toxinas estafilocócicas são enterotoxinas, ou seja, causam infecções gastro-intestinais, as famosas gastroenterites, ocasionando sintomas como dores abdominais, náuseas, vômito e diarreia.

     

    Como detectar − A bioMérieux, empresa líder de mercado no segmento de microbiologia industrial, disponibiliza no Brasil o kit VIDAS® Staph enterotoxin II (SET2), que permite a detecção de 7 tipos de toxinas (SEA, SEB, SEC1,2,3, SED e SEE) em diversos tipos de matrizes, como por exemplo leite, leite em pó, queijos, iogurtes, salames, peixes, ovos em pó etc.

     

    O kit conta com validação AOAC OMA 2007.06 e é considerado um método oficial segundo o guia “Official Methods of Analysis (OMA) Validation Study” e atende as requisições da IN 60.

     

    O VIDAS é um equipamento parceiro das indústrias de alimentos, com kits disponíveis para a detecção de patógenos, como Salmonella, Listeria, Campylobacter, atendendo a várias das exigências trazidas na nova legislação. O mesmo equipamento poderá ser usado para todos os kits disponíveis, conferindo a ele bastante versatilidade dentro do laboratório.

    Importante destacar que os kits do VIDAS estão em constante evolução e atualização, garantindo que essa plataforma esteja sempre atualizada.

     

    Mais informações: https://www.biomerieux.com.br/

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    11 de julho de 2025

    Método de fermentação transforma frutos imaturos em cafés especiais


    Leia mais
    10 de julho de 2025

    Rede internacional de materiais biológicos terá primeiro polo no Brasil


    Leia mais
    8 de julho de 2025

    Indústria química divulga posicionamento em defesa da elevação de tarifas para frear surto de importados


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • Método de fermentação transforma frutos imaturos em cafés especiais
    • Rede internacional de materiais biológicos terá primeiro polo no Brasil
    • Indústria química divulga posicionamento em defesa da elevação de tarifas para frear surto de importados
    • Secas podem reduzir valor calórico do néctar das flores em até 95%, aponta estudo
    • Pedalar fortalece músculos, melhora sono e em áreas verdes pode trazer mais bem-estar mental
    • α-Copaeno é um repelente potente do inseto transmissor do greening em citros
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica