fbpx

Tempo de revisão na Microbiologia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Seminário sobre Métodos Analíticos Avançados em Microbiologia reuniu pesquisadores na ESALQ

O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola realizou, nesta segunda-feira, 28/08, o Seminário sobre Métodos Analíticos Avançados em Microbiologia. O objetivo foi disseminar as técnicas analíticas avançadas e não convencionais na análise de micro-organismos em alimentos e no ambiente e seus metabólitos.

Segundo o professor Claudio Lima de Aguiar, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, coordenador do evento, a programação contemplou palestras de especialistas de empresas e de outras universidades, afim de ampliar o conhecimento sobre técnicas analíticas e minimizar erros em análises das mais diversas.

“Trata-se de oportunidade ímpar na ESALQ de transferência de conhecimento no uso de técnicas analíticas avançadas na área de microbiologia. A intenção é que o público que acompanhou a programação possa minimizar erros em trabalhos científicos que apresentam interferências da matriz metodológica”.

Segundo o docente, nos últimos anos a comunidade científica tem investido tempo e recursos no sentido de desenvolver adaptações nos modelos já consagrados. “Acabamos trabalhando para revisão alguns desses métodos, além de passar a empregar novas metodologias. Cromatografia líquida e de íons, espectrometria de massas, entre outras, exigem aperfeiçoamento de pessoal e demandam maior investimento, mas na medida que mais pessoas buscarem esse tipo de ferramenta, os valores desse investimento tendem a cair. No caso da espectrometria de massas, por exemplo, a rapidez das respostas é algo fundamental”.

Estiveram presentes ao evento cerca de cem estudantes de pós-graduação da ESALQ, além de profissionais das áreas farmacêutica, química, cosmética, petrolífera, entre outras.  “Recebemos biólogos, farmacêuticos, engenheiros, químicos, entre outros profissionais. E o grande legado do evento foi atentar para o fato de que, ao escolher o método mais adequado de análise, ao invés de perpetuar a prática de repetições metodológicas, podemos minimizar os erros analíticos e, por consequência, reduzir gastos e aumentar a eficiência com essas etapas de pesquisa”, finaliza o coordenador do seminário.


 

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Exclusivo: bioMérieux Brasil fala sobre garantia da integridade dos dados com testes microbiológicos automatizados

Veja material exclusivo da revista Analytica sobre a garantia da integridade de dados com Testes Microbiológicos feito pela empresa multinacional de biotecnologia bioMérieux. Autores: Dra.

Oportunidade: Bayer abre inscrições para Programa de Estágio em 2019

A Bayer, multinacional alemã com foco em Ciências da Vida, busca 40 jovens profissionais para seu Programa de Estágio Agro 2019, que está com inscrições

Poluição de Manaus causa impacto brutal na Floresta Amazônica, aponta estudo

Grupo de pesquisadores descobriram que a poluição de Manaus, capital do Estado do Amazonas, aumenta para além do esperado a formação de aerossóis produzidos pela

Oportunidade: UFSCar seleciona bolsista de pós-doutorado em Química

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), uma das maiores universidades federais do país, está com inscrições abertas

Pesquisadores desenvolvem enzima modificada que pode aumentar a produção de etanol de segunda geração

O grupo de pesquisadores da Unicamp em parceria com outros pesquisadores do  Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), descobriram um fungo encontrado

Seções
Fechar Menu