• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Em simpósio de Ecologia, Syngenta debate a avaliação de risco ambiental de agroquímicos

Monsanto pesticide to be sprayed on food crops.

Realizado pelo Programa de Pós-graduação da UFPR, evento ocorreu no campus da universidade em Curitiba (PR)

Muitas questões ainda são levantadas quando o assunto trata dos impactos ao meio ambiente provenientes da utilização de agroquímicos para a proteção de cultivos. Importantes debates integrados por representantes da academia, indústria e sociedade têm contribuído para que o tema evolua apoiado em ciência e responsabilidade socioambiental. Pautada por esta vertente, a Syngenta levou a discussão para um dos painéis do XVI Simpósio de Ecologia e Conservação do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizado nesta semana, em Curitiba (PR).

De acordo com Gustavo Santos, coordenador de Product Safety da Syngenta e responsável por ministrar a palestra, o debate em torno da avaliação de risco, com foco na ampliação de seu entendimento, é fundamental. “Temos uma enorme preocupação em garantir que os impactos e resíduos dos agroquímicos não afetem ar, solo, água, alimento e organismos não-alvo”, ressalta. “Na Syngenta, todo processo de desenvolvimento de uma nova molécula é composto por diversas fases e testes rigorosos, para assegurar que a substância não cause danos a nenhuma espécie ou ambiente com o qual entre em contato”, complementa.

Santos é formado em Ciências Biológicas, possui doutorado em Ecologia e Conservação pela própria UFPR e faz parte do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia. Com 10 anos de experiência na área, sua pesquisa envolve justamente a avaliação dos efeitos de substâncias químicas em seres vivos, meio ambiente e saúde humana. “Muitas pessoas desconhecem o longo trabalho de análise realizado antes de um produto poder ser aplicado em lavouras ou mesmo ser utilizado em áreas urbanas, no controle de pragas e insetos. Em média, são 10 anos de estudos antes de serem submetidos aos órgãos regulatórios”, ressalta.

Padrões de segurança
O especialista enfatiza que os testes realizados pela Syngenta no mundo todo consideram um alto nível de segurança de risco das moléculas. “Graças ao investimento anual de U$ 1,3 bilhão em pesquisa e desenvolvimento, as novas tecnologias permitem produtos com atuação muito seletiva: a toxicidade das substâncias tem efeito somente nas pragas que devem ser eliminadas, com baixo risco para as demais espécies e meio ambiente”, sublinha.

Depois do trabalho interno, os agroquímicos são submetidos a avaliação dos órgãos governamentais. No Brasil, qualquer produto desta natureza passa por rígidos crivos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) antes de ser comercializado.

Compartilhar

Artigos Relacionados

21 de agosto de 2025

Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.


Leia mais
21 de agosto de 2025

Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes


Leia mais
20 de agosto de 2025

Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura


Leia mais

Leia a última edição

Ohaus

Últimas notícias

  • Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.
  • Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes
  • Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura
  • Especialista alerta para os riscos do consumo de medicamentos vencidos
  • Nova estratégia melhora a estabilidade de células solares de perovskita
  • ⚛️ III WebConferência de Análises Instrumentais ⚛️
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica