• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Sustentabilidade na prática: como as marcas podem fortalecer ações ESG para além do ambiente corporativo

Por Sheila Ferrari*

Nos últimos anos, estar alinhado à agenda ESG tornou-se cada vez mais indispensável e vital para o desenvolvimento de qualquer empresa. Reconhecer a importância de práticas voltadas ao meio ambiente, sociedade e governança vai muito além de ser uma organização bem-sucedida, que apresenta bons resultados e lucros. De acordo com uma pesquisa da Bloomberg e Adox Research, 92% dos executivos pretendem aumentar os gastos com ESG em ao menos 10%, enquanto 18% planejam ampliar os investimentos em 50% ou mais.

Não estamos falando sobre abrir mão de lucro ao desenvolver ações sustentáveis. Pelo contrário, adotar práticas socioambientais, elaborar projetos que impulsionam a preservação ambiental, assim como promover um ambiente mais diverso são tendências e que agregam valor à marca. As questões sustentáveis ganham ainda mais apoio e relevância no mundo corporativo. Por isso, é vital que todos os cargos estejam alinhados a um único propósito, do estagiário ao C-Level, passando por todas as áreas.

Estar engajado com as práticas de sustentabilidade e responsabilidade social vão desde ações internas, voluntariado, iniciativas que promovem a conscientização ambiental, e adotar um consumo consciente, até se envolver em projetos fora do escritório. Na Odontoprev, temos exemplos bastante satisfatórios e que nos orgulham a cada dia.

Promovemos ações em parcerias com grandes ONGs, como por exemplo, a Expedição Ondas Limpas na Estrada, projeto que foi responsável por retirar mais de 2,4 toneladas de resíduos das faixas de areias, gerando um estudo científico e pioneiro sobre a situação dos resíduos em todo litoral brasileiro. Além disso, alinhado ao nosso propósito, levamos atendimento odontológico gratuito aos catadores das cooperativas locais que receberam nossos resíduos. E como não poderíamos deixar nossos colaboradores de fora, ao longo da Expedição, realizamos diversos mutirões de limpeza em que eles colocaram a “mão na massa” e saíram transformados dessa experiência. 

Ter a contribuição dos colaboradores traz um sentimento ainda mais positivo, porque mostra que nós, enquanto instituição, conseguimos consolidar valores que vão além do ambiente corporativo e que fazem real diferença na vida da sociedade.

Outro projeto especial foi uma cooperação com a Associação Médicos na Floresta, cujo intuito principal é oferecer atendimento médico – e, com a participação da Odontoprev, também odontológico – a populações indígenas, em localidades de acesso extremamente complexo. Estivemos, há alguns meses, na região do Baixo Rio Negro, no Amazonas, para realizar procedimentos de baixa a alta complexidade na população ribeirinha, a bordo de um barco-hospital, cuja estrutura foi totalmente projetada para oferecer atendimentos e suprir parte da demanda dessas populações.

E não poderia deixar de citar outro projeto que nos enche de orgulho, o Projeto Sorria, onde proporcionamos apoio através da doação de planos odontológicos a instituições focadas em jovens que estão em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, já realizamos a doação de mais de 10.000 planos odontológicos, para cerca de 25 instituições. 

Fazer parte de iniciativas assim é inspirador e nos motiva a propor soluções, criar caminhos e melhorar o que está ao nosso alcance. Tenho certeza que também é uma forma de nos conectarmos aos propósitos da organização e melhorar até mesmo a produtividade e desempenho, uma vez que o colaborador consegue ver, de maneira concreta, que faz parte de uma empresa que de fato se importa com as pessoas e que é capaz de configurar um sentido ainda maior às práticas do dia a dia, ao mesmo tempo em que realmente fazem a diferença na sociedade, sem deixar de ser efetiva e entregar resultados.

Ver os colaboradores engajados em cada iniciativa e alinhados às nossas práticas nos enche de orgulho e nos motiva a acreditar que estamos cada vez mais no caminho certo, somando a força não só do trabalho diário da equipe e colaboradores, mas também da companhia em fazer a diferença. Afinal, só podemos construir uma cultura sustentável com pessoas engajadas e que acreditam no nosso propósito.

*Sheila Ferrari é gerente executiva de marketing, pesquisa e sustentabilidade na Odontoprev.

Foto: Envato Elements 

Compartilhar

Artigos Relacionados

21 de agosto de 2025

Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.


Leia mais
21 de agosto de 2025

Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes


Leia mais
20 de agosto de 2025

Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura


Leia mais

Leia a última edição

Ohaus

Últimas notícias

  • Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.
  • Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes
  • Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura
  • Especialista alerta para os riscos do consumo de medicamentos vencidos
  • Nova estratégia melhora a estabilidade de células solares de perovskita
  • ⚛️ III WebConferência de Análises Instrumentais ⚛️
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica