Sustentabilidade na prática: como as marcas podem fortalecer ações ESG para além do ambiente corporativo
Por Sheila Ferrari*
Nos últimos anos, estar alinhado à agenda ESG tornou-se cada vez mais indispensável e vital para o desenvolvimento de qualquer empresa. Reconhecer a importância de práticas voltadas ao meio ambiente, sociedade e governança vai muito além de ser uma organização bem-sucedida, que apresenta bons resultados e lucros. De acordo com uma pesquisa da Bloomberg e Adox Research, 92% dos executivos pretendem aumentar os gastos com ESG em ao menos 10%, enquanto 18% planejam ampliar os investimentos em 50% ou mais.
Não estamos falando sobre abrir mão de lucro ao desenvolver ações sustentáveis. Pelo contrário, adotar práticas socioambientais, elaborar projetos que impulsionam a preservação ambiental, assim como promover um ambiente mais diverso são tendências e que agregam valor à marca. As questões sustentáveis ganham ainda mais apoio e relevância no mundo corporativo. Por isso, é vital que todos os cargos estejam alinhados a um único propósito, do estagiário ao C-Level, passando por todas as áreas.
Estar engajado com as práticas de sustentabilidade e responsabilidade social vão desde ações internas, voluntariado, iniciativas que promovem a conscientização ambiental, e adotar um consumo consciente, até se envolver em projetos fora do escritório. Na Odontoprev, temos exemplos bastante satisfatórios e que nos orgulham a cada dia.
Promovemos ações em parcerias com grandes ONGs, como por exemplo, a Expedição Ondas Limpas na Estrada, projeto que foi responsável por retirar mais de 2,4 toneladas de resíduos das faixas de areias, gerando um estudo científico e pioneiro sobre a situação dos resíduos em todo litoral brasileiro. Além disso, alinhado ao nosso propósito, levamos atendimento odontológico gratuito aos catadores das cooperativas locais que receberam nossos resíduos. E como não poderíamos deixar nossos colaboradores de fora, ao longo da Expedição, realizamos diversos mutirões de limpeza em que eles colocaram a “mão na massa” e saíram transformados dessa experiência.
Ter a contribuição dos colaboradores traz um sentimento ainda mais positivo, porque mostra que nós, enquanto instituição, conseguimos consolidar valores que vão além do ambiente corporativo e que fazem real diferença na vida da sociedade.
Outro projeto especial foi uma cooperação com a Associação Médicos na Floresta, cujo intuito principal é oferecer atendimento médico – e, com a participação da Odontoprev, também odontológico – a populações indígenas, em localidades de acesso extremamente complexo. Estivemos, há alguns meses, na região do Baixo Rio Negro, no Amazonas, para realizar procedimentos de baixa a alta complexidade na população ribeirinha, a bordo de um barco-hospital, cuja estrutura foi totalmente projetada para oferecer atendimentos e suprir parte da demanda dessas populações.
E não poderia deixar de citar outro projeto que nos enche de orgulho, o Projeto Sorria, onde proporcionamos apoio através da doação de planos odontológicos a instituições focadas em jovens que estão em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, já realizamos a doação de mais de 10.000 planos odontológicos, para cerca de 25 instituições.
Fazer parte de iniciativas assim é inspirador e nos motiva a propor soluções, criar caminhos e melhorar o que está ao nosso alcance. Tenho certeza que também é uma forma de nos conectarmos aos propósitos da organização e melhorar até mesmo a produtividade e desempenho, uma vez que o colaborador consegue ver, de maneira concreta, que faz parte de uma empresa que de fato se importa com as pessoas e que é capaz de configurar um sentido ainda maior às práticas do dia a dia, ao mesmo tempo em que realmente fazem a diferença na sociedade, sem deixar de ser efetiva e entregar resultados.
Ver os colaboradores engajados em cada iniciativa e alinhados às nossas práticas nos enche de orgulho e nos motiva a acreditar que estamos cada vez mais no caminho certo, somando a força não só do trabalho diário da equipe e colaboradores, mas também da companhia em fazer a diferença. Afinal, só podemos construir uma cultura sustentável com pessoas engajadas e que acreditam no nosso propósito.
*Sheila Ferrari é gerente executiva de marketing, pesquisa e sustentabilidade na Odontoprev.
Foto: Envato Elements