Sociedade Brasileira de Química cria Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani

Iniciativa visa reconhecer mulheres por suas contribuições à Química, fortalecer lideranças femininas e inspirar jovens

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) criou o Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani com o objetivo de reconhecer mulheres cujo trabalho se destaca na área de Química e contribui para o fortalecimento da instituição, informou a assessoria de imprensa.

A iniciativa foi do recém-criado Núcleo Mulheres SBQ, que tem entre seus objetivos estimular debates e colocar as lideranças femininas em evidência, para dar exemplo e inspirar as jovens cientistas.

“A SBQ já tem cinco prêmios com nomes de ex-presidentes: Simão Mathias, Ângelo da Cunha Pinto, Fernando Galembeck, Hans Viertler e Jaílson Bittencourt de Andrade. A Vanderlan facilitou e ainda facilita o caminho de todas nós, uma mulher inspiradora. Nada mais justo que o prêmio leve seu nome”, disse Rossimiriam Freitas, vice-presidente da SBQ e uma das coordenadoras do núcleo, com a professora Elisa Orth.

Bolzani é professora titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, membro do Conselho Superior da FAPESP e integra a coordenação do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP). Também é vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“Estou surpresa, envaidecida e extremamente emocionada”, disse Bolzani. “Minha trajetória é um exercício de paixão pelo que faço e de persistência.”

Bolzani presidiu a SBQ de 2006 a 2010. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT-BioNat), apoiado pela FAPESP e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Também é vice-coordenadora do Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

Bolzani foi representante da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) no Brasil até janeiro deste ano e tem colaboração com várias sociedades científicas e universidades no exterior.

Atualmente, desenvolve pesquisa em química de produtos naturais com ênfase para a busca de substâncias bioativas, metabólitos secundários e peptídeos, metabolômica e química medicinal de produtos naturais. Tem 267 artigos publicados, além de um livro e quatro patentes. Participa do corpo editorial de diversas publicações científicas de alto impacto e ganhou dezenas de prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Distinguished Women in Science, concedido pela American Chemical Society e pela IUPAC.

A primeira vencedora do Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani será conhecida durante a 42ª Reunião Anual da SBQ, entre 27 e 30 de maio, em Joinville (SC).

Related posts

ADLM atualiza diretrizes analíticas para testagem de drogas em urina em serviços de emergência

Nanomateriais magnéticos multifuncionais avançam no desenvolvimento de biomateriais regenerativos

Computação além do silício, moléculas que aprendem e a nova fronteira da eletrônica inteligente