fbpx

Sociedade Brasileira de Química cria Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Iniciativa visa reconhecer mulheres por suas contribuições à Química, fortalecer lideranças femininas e inspirar jovens

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) criou o Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani com o objetivo de reconhecer mulheres cujo trabalho se destaca na área de Química e contribui para o fortalecimento da instituição, informou a assessoria de imprensa.

A iniciativa foi do recém-criado Núcleo Mulheres SBQ, que tem entre seus objetivos estimular debates e colocar as lideranças femininas em evidência, para dar exemplo e inspirar as jovens cientistas.

“A SBQ já tem cinco prêmios com nomes de ex-presidentes: Simão Mathias, Ângelo da Cunha Pinto, Fernando Galembeck, Hans Viertler e Jaílson Bittencourt de Andrade. A Vanderlan facilitou e ainda facilita o caminho de todas nós, uma mulher inspiradora. Nada mais justo que o prêmio leve seu nome”, disse Rossimiriam Freitas, vice-presidente da SBQ e uma das coordenadoras do núcleo, com a professora Elisa Orth.

Bolzani é professora titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, membro do Conselho Superior da FAPESP e integra a coordenação do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP). Também é vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“Estou surpresa, envaidecida e extremamente emocionada”, disse Bolzani. “Minha trajetória é um exercício de paixão pelo que faço e de persistência.”

Bolzani presidiu a SBQ de 2006 a 2010. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT-BioNat), apoiado pela FAPESP e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Também é vice-coordenadora do Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

Bolzani foi representante da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) no Brasil até janeiro deste ano e tem colaboração com várias sociedades científicas e universidades no exterior.

Atualmente, desenvolve pesquisa em química de produtos naturais com ênfase para a busca de substâncias bioativas, metabólitos secundários e peptídeos, metabolômica e química medicinal de produtos naturais. Tem 267 artigos publicados, além de um livro e quatro patentes. Participa do corpo editorial de diversas publicações científicas de alto impacto e ganhou dezenas de prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Distinguished Women in Science, concedido pela American Chemical Society e pela IUPAC.

A primeira vencedora do Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani será conhecida durante a 42ª Reunião Anual da SBQ, entre 27 e 30 de maio, em Joinville (SC).

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Honeywell lança linha de filme de barreira termoformável para embalagens farmacêuticas no Brasil

Nova linha de filmes de barreira com custo mais efetivo atende às necessidades da indústria por produção e entrega mais rápidas.   — A Honeywell

Contra cross-linking de cápsulas gelatinosas, GELITA destaca linha de produtos RXL na FCE Pharma

Além de ampliar shelf life das cápsulas gelatinosas, tecnologias patenteadas anti cross-linking da GELITA garantem ação mais rápida de medicamentos e suplementos, maior estabilidade, ou

Energia renovável: especialistas debatem o futuro do petróleo e as melhores alternativas energéticas

Foto de capa: ©Fotolia, TimSiegert-batcam A dependência do desenvolvimento do mundo baseado nos combustíveis fósseis tem dias contados, segundo especialistas participantes do terceiro episódio do

Sustentabilidade e desenvolvimento: Braskem e Earth Animal ampliam uso de embalagens de Plástico Verde

Mais de 150 marcas no mundo já usam plástico de origem renovável em embalagens O plástico é hoje um dos principais agressores do meio ambiente:

24ª edição da FCE Cosmetique mostra ao mercado produtos veganos e protetor,criado a partir do DNA, para asiáticos

A próxima edição daFCE Cosmetique já começa na próxima terça-feira (21), e apresentará as principais tendências e lançamentos para os setores cosméticos e farmacêuticos, com

Seções
Fechar Menu