“Série Energia”: Energia solar térmica chega à América Latina

A energia solar térmica, também chamada de termossolar ou fototérmica, é a forma de gerar energia térmica a partir da energia solar, ou seja, o calor do sol aquece um fluido, como, por exemplo, a água. Ela é comumente usada em residências para aquecer a água do banho e da piscina, mas também pode ser produzida em grande escala. Em março deste ano, entrou em funcionamento a primeira usina termossolar do Brasil, na cidade de Rosana, no Estado de São Paulo.

Essa usina é um projeto experimental com capacidade de 0,5 MW, capaz de atender 360 residências de consumo médio, cerca de 180 kWh/mês, e é operada pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp). A primeira usina termossolar da América Latina opera desde junho de 2021 no Deserto do Atacama, no Chile.

Os benefícios de utilizar a energia solar térmica são inúmeros. A que mais chama atenção dos usuários certamente é a redução de custo em energia elétrica dos chuveiros, no caso das residências. Outros benefícios são para o meio ambiente, por ser uma forma de energia limpa e renovável e uma saída para a geração de eletricidade nos casos de crise hídrica.

Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Mariana Zanarotti Shimako, aluna de Engenharia de Biossistemas (FZEA). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107,9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.

Leia a Revista Digital

redes Sociais