• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    Redução na Mistura do Biodisel vai Impactar Produção do Combustível em 28% no Ano, diz ABIOVE

    Daniel_AmaralO Projeto Perspectivas 2022 vai trazer hoje (4) as considerações e previsões do setor de biocombustíveis para o ano que começou. Nosso entrevistado de hoje é o Economista-Chefe da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Daniel Amaral. Ele se mostrou muito preocupado com a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que no mês de novembro decidiu que a mistura do biodiesel ao diesel permaneceria em 10% ao longo de todo o ano de 2022. “Ao adotar este teor de mistura, o governo penaliza o setor, gera desemprego em toda a cadeia de agronegócio, promove desinvestimento, aumenta a poluição, a inflação, prejudica a economia e afasta o país dos compromissos de descarbonização sinalizados durante a COP26”, avaliou. Amaral estima que se o cronograma inicial fosse cumprido – isto é, com a mistura de biodiesel variando de 13% a 14% em 2022 -, a produção de biodiesel seria de 8,6 bilhões de litros neste ano. “Com a fixação do B10, a produção deverá ficar na casa dos 6,2 bilhões de litros. Portanto, 2,4 bilhões de litros deixarão de ser produzidos, conferindo uma redução de 28%”, previu.

    Como foi o ano de 2021 para o biodiesel?

    biodiesel2021 foi um ano de muita insegurança para o setor, justamente pela falta de previsibilidade em relação ao percentual da mistura do biodiesel ao diesel comercial devido às intervenções na mistura para B10 e B12. Segundo o cronograma do Conselho Nacional de Política Energética (Resolução nº 16/2018), deveríamos estar com 13% de teor de biodiesel (B13) até fevereiro de 2022, 14% (B14) de março a dezembro, e até 2023 chegaríamos ao B15. Porém, fomos surpreendidos com o anúncio da redução da mistura para 10% em junho, e para piorar, no final de novembro, o CNPE anunciou que a mistura ficará mesmo em 10% para todo o ano de 2022.

    Nossas estimativas indicam que se o cronograma fosse cumprido, a produção de biodiesel em 2022 seria de 8,6 bilhões de litros. Com a fixação do B10, a produção deverá ficar na casa dos 6,2 bilhões de litros. Portanto, 2,4 bilhões de litros deixarão de ser produzidos, conferindo uma redução de 28%.

    Ao adotar este teor de mistura, o governo penaliza o setor, gera desemprego em toda a cadeia de agronegócio, promove desinvestimento, aumenta a poluição e a inflação, prejudica a economia e afasta o país dos compromissos de descarbonização sinalizados durante a COP26, quando anunciou que o Brasil vai ampliar sua meta de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs), de 43% para 50%, até 2030.

    O que sugere para o governo melhorar a nossa economia e dar mais força ao setor de biocombustíveis?

    biodieselNossa sugestão é que o governo cumpra o cronograma do CNPE, como disse anteriormente, respeitando os aumentos graduais da mistura do biodiesel ao diesel comercial chegando a 15% em 2023. É importante destacar que já existe capacidade instalada no setor para substituir até 18% do diesel e o biodiesel tem uma das mais exigentes especificações do mundo. O governo precisa reverter esta decisão, se não teremos de fato um cenário de desinvestimentos e afastamento de aportes futuros no setor de biodiesel, com impactos diretos na eliminação de empregos e de PIB verdes. Importante destacar que o aumento da produção de biodiesel proporcionará crescimento da oferta de farelo de soja e, portanto, da oferta de alimentos no Brasil.

    Quais são as perspectivas da Abiove para 2022?

    O ano de 2022 ainda está muito incerto. Além dessa manutenção da mistura em 10% citada, o Governo Federal ainda não definiu os critérios para trazer maior previsibilidade ao teor de biodiesel, nem trouxe clareza sobre o papel do biodiesel na mistura até o B15. É necessário esclarecer esses pontos para a retomada dos investimentos em toda a agroindústria e na cadeia produtiva.

    Fonte: Petronoticias 

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    15 de julho de 2025

    Água tipo II para aplicações laboratoriais com alto padrão de qualidade.


    Leia mais
    15 de julho de 2025

    Projeto de lei que cria Estratégia Nacional de Saúde impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, afirma grupo FarmaBrasil


    Leia mais
    15 de julho de 2025

    A nova linha de porcelanas da Perfecta já está disponível.


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • Água tipo II para aplicações laboratoriais com alto padrão de qualidade.
    • Projeto de lei que cria Estratégia Nacional de Saúde impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, afirma grupo FarmaBrasil
    • A nova linha de porcelanas da Perfecta já está disponível.
    • Pharma Learning Day 2025 – VEOLIA
    • Brasileiro compra mais alimentos no supermercado que na feira. Por que isso é um problema?
    • Método de fermentação transforma frutos imaturos em cafés especiais
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica