• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Queimadas no Brasil: CFQ alerta para o comprometimento da qualidade do ar em diversas regiões do país

O Brasil tem enfrentado uma proliferação de queimadas em diversas regiões, resultando em densas nuvens de fumaça que se espalharam por várias cidades do país. Estados como São Paulo, Goiás e Rondônia foram especialmente afetados, com a fuligem comprometendo severamente a qualidade do ar. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que, apenas na última sexta-feira (23/8), foram registrados 4.928 focos de calor como consequência das queimadas, sendo que 1.886 ocorreram no estado de São Paulo, superando o número de incêndios registrados na Amazônia no mesmo período.

A previsão é de que a fumaça leve dias para se dissipar completamente, enquanto altas temperaturas previstas para cidades como Manaus podem agravar a situação. As queimadas estão ocorrendo em uma escala ampla, e biomas como o Cerrado, a Amazônia e a Mata Atlântica estão entre os mais atingidos, contribuindo para a piora da qualidade do ar.

O Conselho Federal de Química (CFQ) destaca a importância dos Profissionais da Química na análise e monitoramento da qualidade do ar. Esses especialistas são responsáveis por medir os índices de poluição e avaliar os impactos da fumaça na saúde pública e no ambiente. O Índice de Qualidade do Ar (IQA), por exemplo, é um dos principais parâmetros utilizados para classificar a qualidade do ar como boa, moderada, ruim, muito ruim ou péssima, dependendo da concentração dos poluentes.

O analista químico e membro da Ouvidoria-Geral do Conselho Federal de Química (CFQ), Diego Freitas, explica que durante as queimadas ocorrem diversas fases, incluindo a eliminação de água, a formação de carvão e a liberação de compostos voláteis que conferem à fumaça seu odor característico. “A queima do carvão libera gases a temperaturas acima de 600 graus. Dependendo da quantidade de oxigênio no ar, essa combustão pode ser completa ou incompleta,” alerta.

Combate e prevenção da poluição atmosférica

A fumaça gerada pelas queimadas é composta por uma série de poluentes que prejudicam a saúde humana e o meio ambiente. Entre os principais componentes estão o material particulado (como o MP₁₀ e o MP₂,₅), dióxido de enxofre (SO₂), óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO) e compostos orgânicos voláteis, como hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. A inalação desses poluentes pode causar ou agravar doenças respiratórias e cardiovasculares e até mesmo aumentar os riscos de câncer.

Os padrões de qualidade do ar externo no Brasil são regulamentados pelo IBAMA e aprovados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), ao passo que a qualidade do ar interno é regulamentada pela norma ABNT NBR 17.037/2023.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Cientistas em laboratório moderno analisando dados no computador e no microscópio, com tubos de ensaio, representando controle de qualidade analítico.
6 de novembro de 2025

A Virada Estratégica do Controle de Qualidade Orientado a Risco


Leia mais
profissional aplicando esmalte em gel, reforçando segurança toxicológica e regulamentação Anvisa 2025
3 de novembro de 2025

ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel


Leia mais
Capa ilustrativa do Manual da Anvisa sobre cálculo da Estimativa da Toxicidade Oral Aguda (ETA) para produtos saneantes – Outubro de 2025.
27 de outubro de 2025

ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • A Virada Estratégica do Controle de Qualidade Orientado a Risco
  • Integridade de Dados Analíticos: o novo indicador de maturidade no controle de qualidade
  • Future Pharma reuniu líderes da indústria de Life Sciences
  • ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel
  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
  • Interpretação de espectros na espectrometria de massas: da fragmentação à dedução estrutural
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica