PROJETO PILOTO NA AMÉRICA LATINA RASTREIA ALGODÃO SUSTENTÁVEL DE COOPERATIVA DE AGRICULTORES FAMILIARES DO PERU

A tecnologia da empresa Haelixa garante que as informações sobre a origem do produto e o percurso do produto através de toda a cadeia de valor sejam sempre integradas com segurança no próprio produto.

 

Zurique – Como parte da iniciativa da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE, sigla em inglês) para aumentar a transparência e a rastreabilidade na indústria de vestuário e calçados, a empresa Haelixa está realizando um projeto piloto com a cooperativa peruana de agricultores familiares – Costach-  e a empresa têxtil Creditex, também do Peru, para dar às agricultoras e aos agricultores produtores de algodão sustentável peruanos mais visibilidade na cadeia de valor.

Em 2019, a UNECE e o Centro das Nações Unidas para a Facilitação do Comércio e Negócios Eletrônicos (UN/CEFACT) estabeleceram uma iniciativa para aumentar a transparência e a rastreabilidade das cadeias de valor sustentáveis na indústria do vestuário e do calçado. A iniciativa é implementada em conjunto com o Centro de Comércio Internacional (ITC), com o apoio financeiro da União Europeia. Haelixa faz parte do grupo de especialistas que desenvolve recomendações para políticas e padrões de rastreabilidade e realiza projetos para estabelecer padrões de referência de rastreabilidade.

Com o apoio do projeto +Algodão, implementado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o projeto piloto de blockchain está sendo realizado neste contexto para marcar e rastrear o algodão Pima fornecido pela cooperativa Costach a empresa Creditex, diretamente da fábrica de descaroçamento de Piura, no Peru.

O marcador de DNA Haelixa conecta a pluma de algodão com a entrada em um sistema de cadeia de blocos fornecido pela UNECE. A tecnologia da Haelixa garante que as informações sobre a origem do produto e o percurso do produto através da cadeia de valor sejam sempre integradas com segurança no próprio produto.

O algodão traçado será usado para a confecção de um conjunto exclusivo de pijamas para a marca Cat’s Pajamas. A rastreabilidade do DNA verificará a origem premium do algodão Pima peruano na peça final, produzida com práticas sustentáveis por agricultores familiares associados à cooperativa.

Costach é a principal cooperativa de produtores de algodão do Peru. A cooperativa é formada por 5.200 agricultores e agricultoras familiares da região de Piura, que produzem principalmente fibras de algodão Pima extra-longa. Desde 2017, o projeto +Algodão vem apoiando os agricultores com capacitação em práticas sustentáveis e fornecendo assistência técnica para melhorar o acesso ao mercado.

Adriana Gregolin, Coordenadora Regional do projeto explica que: “a FAO, juntamente com a Agência Brasileira de Cooperação e o Ministério do Desenvolvimento Rural e Irrigação (MIDAGRI) do Peru, está apoiando o fortalecimento das capacidades dos agricultores familiares que representam cerca de 100% dos produtores no Peru. Isso inclui identificá-los e apoiá-los em temas essenciais como digitalização e acesso ao mercado, visando melhorar o desenvolvimento rural com equidade, agora aprimorado por esta iniciativa de rastreabilidade da UNECE”.

Maria Teresa Pisani, líder do projeto na UNECE, enfatiza: “rastreabilidade e transparência são fundamentais para garantir que os riscos ambientais, de direitos humanos e sociais sejam efetivamente identificados e tratados nas cadeias de valor do vestuário e do calçado, especialmente nas etapas iniciais. Temos o prazer de ter a confiança e o compromisso de nossos parceiros com as normas da ONU/CEFACT para a rastreabilidade sustentável dos produtos de algodão. O rastreamento dos produtos do campo até a prateleira e mais além é o passo certo na transição para escolhas mais responsáveis do consumidor e de modelos de negócios sustentáveis e circulares na indústria têxtil”.

Para Ricardo Yarleque, Gerente Geral da Costach, “é fundamental participar de iniciativas de rastreabilidade que permitam a inclusão e a visibilidade do papel dos pequenos agricultores familiares na produção do algodão peruano. A fibra de algodão do Peru é uma das mais longas e finas do mundo, da mais alta qualidade e produzida de forma sustentável, porque entendemos que sem agricultura não há vida, e sem agricultores e agricultoras não há vida”.

A Creditex está verticalmente integrada desde o descaroçamento de algodão até o fio fino, passando pela produção de vestuário de alta qualidade para marcas internacionais premium. A empresa leva muito a sério a responsabilidade social e a gestão ambiental e, portanto, é uma forte parceira para este projeto piloto, capacitando os agricultores familiares de algodão que detêm a maior parte da produção de algodão no Peru.

Ricardo Dancuart, Gerente Comercial da Divisão de Fios da Creditex, destaca que a sustentabilidade e rastreabilidade dos produtos são agora muito importantes tanto para o cliente final quanto para o nosso ambiente global. “Estamos muito interessados nesta nova forma de acompanhar a fibra desde o descaroçamento até a peça de vestuário, ao mesmo tempo que melhoramos todos os processos para reduzir a contaminação e os danos causados pela indústria, produzindo peças de vestuário melhores e mais duráveis”, afirmou.

Para Gediminas Mikutis, CTO e co-fundador da Haelixa, a rastreabilidade física se torna um elemento chave na conscientização dos produtores da matéria-prima e fabricantes que estão no início da cadeia de valor, pois os consumidores querem saber quem fez suas roupas e sob que circunstâncias elas foram produzidas. “Para as marcas, a rastreabilidade fornece não apenas um mecanismo importante para apoiar suas reivindicações de sustentabilidade, mas também é um ótimo ponto de partida para contar histórias, dando a seus parceiros na cadeia de suprimentos um rosto e uma voz.”

Sobre Haelixa

A Haelixa Ltd. é pioneira no desenvolvimento e comercialização de soluções disruptivas de rastreabilidade de produtos para garantir total rastreabilidade de ponta a ponta da cadeia de suprimentos, com foco especial em produtos sustentáveis e manufaturados de forma ética, como têxteis orgânicos e minerais livres de conflitos. A tecnologia de marcação Haelixa é baseada em marcadores de DNA, que são aplicados fisicamente ao material e permanecem ligados a ele, fornecendo uma impressão digital física rastreável do produtor ao varejo.

 

Sobre Costach
https://www.fao.org/in-action/programa-brasil-fao/noticias/ver/pt/c/1440882/

https://www.fao.org/in-action/programa-brasil-fao/noticias/ver/pt/c/1441767/

Contato de Imprensa Costach

Roberto Tume

costachltda@gmail.com

Telefone: + 51 990 922 487

Sobre Creditex

https://creditex.com.pe

Contato de Imprensa Creditex

Luis Negron

lnegron@creditex.com.pe

Telefone: + 41 1 715 7500  ramal: 4737

Sobre o projeto +Algodão

https://www.fao.org/in-action/programa-brasil-fao/proyectos/setor-algodoeiro/pt/

Contato de Imprensa projeto +Algodão/FAO

Palova Brito

Palova.souzabrito@fao.org

Related posts

ADLM atualiza diretrizes analíticas para testagem de drogas em urina em serviços de emergência

Nanomateriais magnéticos multifuncionais avançam no desenvolvimento de biomateriais regenerativos

Computação além do silício, moléculas que aprendem e a nova fronteira da eletrônica inteligente