Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar realiza seleção para ingresso em 2018

Interessados devem se inscrever pela Internet até 10 de dezembro

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) iniciou processo seletivo dos cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado, para ingresso em 2018. As inscrições para os três cursos devem ser feitas pela Internet, em www.ppgq.ufscar.br, entre 8 de novembro e 10 de dezembro.

O PPGQ manteve o conceito 7 (nota máxima) na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referente ao quadriênio 2013-2016, o que lhe confere excelência internacional nos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos. O curso de mestrado profissional também obteve conceito máximo para a categoria – nota 5 – e é considerado de excelência nacional.

Para o mestrado acadêmico, o processo seletivo se dará em duas etapas: a primeira é eliminatória e consiste na realização de uma prova escrita na área de Química Geral. Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5 participam da segunda etapa, de caráter classificatório, em que será feita uma análise do histórico escolar do aluno no curso superior do qual é portador de diploma e do seu curriculum vitae.

Para o mestrado profissional, o processo seletivo também se dará em duas etapas, porém distintas do mestrado acadêmico. Na primeira, de caráter eliminatório, será realizada uma avaliação oral para a discussão da proposta de trabalho do candidato. Quem for aprovado poderá se matricular como aluno regular do Programa e cursar as disciplinas oferecidas no semestre. No final do semestre letivo, aqueles que apresentarem rendimento suficiente (conceitos A ou B) na disciplina Preparação do Projeto Profissional passarão para a segunda etapa que consistirá na continuidade das atividades para complementar os créditos e a elaboração da dissertação.

Já no caso do doutorado, o processo seletivo compreenderá a realização de uma prova de Química Geral. A nota obtida é classificatória e será utilizada para compor o conceito final para a atribuição de bolsa do Programa.

A lista de documentos para as inscrições e demais informações podem ser obtidas nos editais específicos disponíveis site do PPGQ (www.ppgq.ufscar.br).


 

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Seções
Fechar Menu