• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    Prati-Donaduzzi recebe autorização para produzir insumos farmacêuticos ativos

    A unidade de produção, localizada em Toledo, deve iniciar as operações com IFA inovador

    Em busca de inovação e de novas oportunidades de mercado, a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, maior produtora de doses de medicamentos genéricos do Brasil*, investiu para estruturar uma unidade de produção de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA’s) em Toledo, Oeste do Paraná.

    A estreia da indústria paranaense no mercado de IFA’s será com um produto pioneiro no mundo, o Canabidiol sintético. O produto, desenvolvido por uma equipe interna de pesquisadores, tem como principal vantagem seu alto grau de pureza, o que exclui inclusive a presença de tetrahidrocanabidiol (THC). Importante ressaltar que o THC, normalmente presente em elevadas quantidades nos extratos de cannabis, é uma substância psicoativa e pode causar dependência química.

    Segundo o Diretor-Presidente da Prati-Donaduzzi, Eder Fernando Maffissoni, além do caráter inovador, a iniciativa tem como principais objetivos contornar o elevado custo de importação do extrato purificado da planta e garantir a disponibilidade do insumo. “Trabalhamos para chegar a esse resultado e, além do pioneirismo, reforçamos nossa crença no potencial da ciência nacional”, destaca.

    O Canabidiol de origem sintética será produzido a partir de substâncias químicas estruturalmente mais simples e comercialmente disponíveis, atendendo aos requisitos regulatórios para um insumo farmacêutico ativo tanto no Brasil, como no exterior. Será, portanto, um produto “grau farma”, conforme o jargão da indústria.

    Certificação

    A inspeção de Condições Técnico-Operacionais (CTO) da Planta, realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Vigilância Sanitária Estadual e Vigilância Sanitária Municipal, aconteceu em novembro de 2018. As instalações seguem as normas previstas na Resolução 69/2014 da Anvisa – que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Insumos Farmacêuticos Ativos.

    Foram avaliadas áreas produtiva e de apoio – como o Sistema da Qualidade e armazenamento da Prati-Donaduzzi. “Além das instalações, foram inspecionados métodos, sistemas e controles usados para a fabricação de insumos farmacêuticos ativos. O resultado foi satisfatório pois nosso objetivo desde o início desse projeto é garantir a qualidade do princípio ao fim de todos os processos”, reforça o Diretor da área de IFA’s da Indústria, Nelson Ferreira Claro Junior.

    O objetivo da Prati-Donaduzzi é iniciar a produção industrial do Canabidiol sintético e concluir o dossiê técnico do produto tão logo seja concedida a Autorização Especial (AE) para produção de insumos farmacêuticos ativos sujeitos a controle especial. A expectativa é que a publicação da AE no Diário Oficial da União ocorra ainda no primeiro trimestre de 2019. Para expandir o portfólio, a equipe de pesquisadores da Indústria já trabalha no desenvolvimento de mais dois IFA’s. No site www.specialita.ind.br é possível acessar mais detalhes sobre a unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Insumos Farmacêuticos Ativos.

    Myalo

    A entrada no novo mercado faz parte da estratégia da Prati-Donaduzzi que há cinco anos pesquisa e investe para lançar um medicamento à base de canabidiol – este produzido a partir do extrato purificado da planta. Com pesquisa iniciada em 2015, o Myalo® será indicado para o controle de crises de epilepsia refratária, grau mais crítico da doença, cuja incidência é mais comum em crianças.

    Os estudos clínicos para registro do medicamento, realizados em parceria com o Hospital das Clínicas da USP – campus Ribeirão Preto-, têm demonstrado grande potencial terapêutico para o produto. Os ensaios clínicos realizados em voluntários saudáveis foram finalizados com sucesso e a fase final dos testes (Fase III) em 142 pacientes pediátricos com epilepsia refratária já está em andamento, com previsão de ser finalizada no segundo semestre de 2019, quando será submetido o pedido de registro do medicamento na Anvisa. Após aprovação, a autorização para lançamento e comercialização é concedida e o medicamento estará disponível aos pacientes.

    Uma das partes principais dos investimentos foi a construção do prédio do Centro de Pesquisas em Canabinóides – primeiro centro exclusivo para essa finalidade no mundo, doado pela Prati-Donaduzzi. O centro de pesquisa fica em Ribeirão Preto, onde a equipe de estudos da USP realiza análises e investigações há mais de trinta anos sobre o CBD.

    *IQVIA MAT DEZEMBRO/2018 PMB + NRC Doses Terapêuticas

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    17 de julho de 2025

    Fertilizantes: mitos e verdades para uma agricultura sustentável


    Leia mais
    16 de julho de 2025

    Plataformas de receitas digitais têm os maiores índices de satisfação do cliente


    Leia mais
    15 de julho de 2025

    Água tipo II para aplicações laboratoriais com alto padrão de qualidade.


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • Fertilizantes: mitos e verdades para uma agricultura sustentável
    • Plataformas de receitas digitais têm os maiores índices de satisfação do cliente
    • Água tipo II para aplicações laboratoriais com alto padrão de qualidade.
    • Projeto de lei que cria Estratégia Nacional de Saúde impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, afirma grupo FarmaBrasil
    • A nova linha de porcelanas da Perfecta já está disponível.
    • Pharma Learning Day 2025 – VEOLIA
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica