• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    Prati-Donaduzzi recebe autorização para produzir insumos farmacêuticos ativos

    A unidade de produção, localizada em Toledo, deve iniciar as operações com IFA inovador

    Em busca de inovação e de novas oportunidades de mercado, a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, maior produtora de doses de medicamentos genéricos do Brasil*, investiu para estruturar uma unidade de produção de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA’s) em Toledo, Oeste do Paraná.

    A estreia da indústria paranaense no mercado de IFA’s será com um produto pioneiro no mundo, o Canabidiol sintético. O produto, desenvolvido por uma equipe interna de pesquisadores, tem como principal vantagem seu alto grau de pureza, o que exclui inclusive a presença de tetrahidrocanabidiol (THC). Importante ressaltar que o THC, normalmente presente em elevadas quantidades nos extratos de cannabis, é uma substância psicoativa e pode causar dependência química.

    Segundo o Diretor-Presidente da Prati-Donaduzzi, Eder Fernando Maffissoni, além do caráter inovador, a iniciativa tem como principais objetivos contornar o elevado custo de importação do extrato purificado da planta e garantir a disponibilidade do insumo. “Trabalhamos para chegar a esse resultado e, além do pioneirismo, reforçamos nossa crença no potencial da ciência nacional”, destaca.

    O Canabidiol de origem sintética será produzido a partir de substâncias químicas estruturalmente mais simples e comercialmente disponíveis, atendendo aos requisitos regulatórios para um insumo farmacêutico ativo tanto no Brasil, como no exterior. Será, portanto, um produto “grau farma”, conforme o jargão da indústria.

    Certificação

    A inspeção de Condições Técnico-Operacionais (CTO) da Planta, realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Vigilância Sanitária Estadual e Vigilância Sanitária Municipal, aconteceu em novembro de 2018. As instalações seguem as normas previstas na Resolução 69/2014 da Anvisa – que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Insumos Farmacêuticos Ativos.

    Foram avaliadas áreas produtiva e de apoio – como o Sistema da Qualidade e armazenamento da Prati-Donaduzzi. “Além das instalações, foram inspecionados métodos, sistemas e controles usados para a fabricação de insumos farmacêuticos ativos. O resultado foi satisfatório pois nosso objetivo desde o início desse projeto é garantir a qualidade do princípio ao fim de todos os processos”, reforça o Diretor da área de IFA’s da Indústria, Nelson Ferreira Claro Junior.

    O objetivo da Prati-Donaduzzi é iniciar a produção industrial do Canabidiol sintético e concluir o dossiê técnico do produto tão logo seja concedida a Autorização Especial (AE) para produção de insumos farmacêuticos ativos sujeitos a controle especial. A expectativa é que a publicação da AE no Diário Oficial da União ocorra ainda no primeiro trimestre de 2019. Para expandir o portfólio, a equipe de pesquisadores da Indústria já trabalha no desenvolvimento de mais dois IFA’s. No site www.specialita.ind.br é possível acessar mais detalhes sobre a unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Insumos Farmacêuticos Ativos.

    Myalo

    A entrada no novo mercado faz parte da estratégia da Prati-Donaduzzi que há cinco anos pesquisa e investe para lançar um medicamento à base de canabidiol – este produzido a partir do extrato purificado da planta. Com pesquisa iniciada em 2015, o Myalo® será indicado para o controle de crises de epilepsia refratária, grau mais crítico da doença, cuja incidência é mais comum em crianças.

    Os estudos clínicos para registro do medicamento, realizados em parceria com o Hospital das Clínicas da USP – campus Ribeirão Preto-, têm demonstrado grande potencial terapêutico para o produto. Os ensaios clínicos realizados em voluntários saudáveis foram finalizados com sucesso e a fase final dos testes (Fase III) em 142 pacientes pediátricos com epilepsia refratária já está em andamento, com previsão de ser finalizada no segundo semestre de 2019, quando será submetido o pedido de registro do medicamento na Anvisa. Após aprovação, a autorização para lançamento e comercialização é concedida e o medicamento estará disponível aos pacientes.

    Uma das partes principais dos investimentos foi a construção do prédio do Centro de Pesquisas em Canabinóides – primeiro centro exclusivo para essa finalidade no mundo, doado pela Prati-Donaduzzi. O centro de pesquisa fica em Ribeirão Preto, onde a equipe de estudos da USP realiza análises e investigações há mais de trinta anos sobre o CBD.

    *IQVIA MAT DEZEMBRO/2018 PMB + NRC Doses Terapêuticas

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    10 de julho de 2025

    Rede internacional de materiais biológicos terá primeiro polo no Brasil


    Leia mais
    8 de julho de 2025

    Indústria química divulga posicionamento em defesa da elevação de tarifas para frear surto de importados


    Leia mais
    7 de julho de 2025

    Secas podem reduzir valor calórico do néctar das flores em até 95%, aponta estudo


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • Rede internacional de materiais biológicos terá primeiro polo no Brasil
    • Indústria química divulga posicionamento em defesa da elevação de tarifas para frear surto de importados
    • Secas podem reduzir valor calórico do néctar das flores em até 95%, aponta estudo
    • Pedalar fortalece músculos, melhora sono e em áreas verdes pode trazer mais bem-estar mental
    • α-Copaeno é um repelente potente do inseto transmissor do greening em citros
    • Manejo eficiente pode reduzir emissões de óxido nitroso no setor sucroenergético
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica