• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Pós-doutorado em instrumentação analítica com bolsa da FAPESP

Quatro oportunidades de pós-doutorado, com Bolsa da FAPESP, estão disponíveis no Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA), que tem apoio da FAPESP e do CNPq.

Inscrições serão recebidas até 10 de setembro de 2018. O INCT é coordenado pelo professor Célio Pasquini no Instituto de Química da Unicamp.

Para três oportunidades, os bolsistas trabalharão com o desenvolvimento e aplicação analítica de sensores ópticos de temperatura e oxigênio utilizando materiais luminescentes à base de íons lantanídeos.

Os candidatos devem ter concluído o doutorado em Química ou área correlata, possuir experiência na síntese e caracterização de materiais luminescentes para o desenvolvimento de sensores ópticos, com sólida formação em técnicas espectroscópicas de luminescência de íons lantanídeos, demonstrada por publicações em revistas científicas indexadas.

O projeto tem como objetivo a obtenção de materiais que funcionem como sensores formados por polímeros funcionalizados para a inserção de sondas ópticas moleculares luminescentes e a integração de tais plataformas sensoras para análise de amostras de interesse ambiental.

O pós-doutorando da quarta vaga participará do desenvolvimento de um espectrômetro de emissão no infravermelho próximo com transformada de Fourier (FTNIRES) e sua aplicação na determinação de parâmetros de qualidade e detecção de fraudes em produtos agropecuários.

O candidato deve ter concluído recentemente o doutorado em Química ou áreas correlatas e possuir experiência comprovada em instrumentação analítica, com formação em técnicas espectroscópicas de emissão no infravermelho. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de novos instrumentos analíticos espectroscópicos e sua aplicação em produtos agropecuários.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail pasquini@iqm.unicamp.br, enviando curriculum vitae, publicações e informações sobre a experiência científica que se enquadrem no projeto, carta de interesse e duas cartas de recomendação.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2272, www.fapesp.br/oportunidades/2287, www.fapesp.br/oportunidades/2288 e www.fapesp.br/oportunidades/2289.

As vagas de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílios diferentes e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Cientistas em laboratório moderno analisando dados no computador e no microscópio, com tubos de ensaio, representando controle de qualidade analítico.
6 de novembro de 2025

A Virada Estratégica do Controle de Qualidade Orientado a Risco


Leia mais
profissional aplicando esmalte em gel, reforçando segurança toxicológica e regulamentação Anvisa 2025
3 de novembro de 2025

ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel


Leia mais
Capa ilustrativa do Manual da Anvisa sobre cálculo da Estimativa da Toxicidade Oral Aguda (ETA) para produtos saneantes – Outubro de 2025.
27 de outubro de 2025

ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • A Virada Estratégica do Controle de Qualidade Orientado a Risco
  • Integridade de Dados Analíticos: o novo indicador de maturidade no controle de qualidade
  • Future Pharma reuniu líderes da indústria de Life Sciences
  • ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel
  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
  • Interpretação de espectros na espectrometria de massas: da fragmentação à dedução estrutural
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica