• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Pesquisadores criam pó da folha de juá para produzir fitoterápicos e itens de higiene

A natureza oferece uma imensa quantidade e variedade de alternativas sustentáveis que substituem muitos produtos adquiridos por meio da indústria dos medicamentos e dos cosméticos. Uma dessas opções atende pelo nome de juá, uma planta típica do semiárido brasileiro. Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) descobriram que, a partir do pó da folha de juazeiro, é possível produzir fitoterápicos e itens de higiene com propriedades adstringentes, antimicrobianas, diuréticas, cardiotônicas, anti-inflamatórias e até analgésicas.

Mestre em engenharia química pela UFPB, Eudezia Rodrigues Mangueira conta que o laboratório de pós-graduação já realizava uma pesquisa voltada para área de conservação de produtos, desenvolvendo processos de secagem. Até que, então, a equipe escolheu o juá como fonte do trabalho por se tratar de um produto regional, de fácil acesso na Paraíba e com várias propriedades em sua composição.

“O juá é uma espécie que tem um importante destaque na área medicinal e no uso como produto de higiene pessoal. Devido à presença de grande quantidade de saponina, responsável pela formação de espuma e pela alta capacidade de limpeza, a casca e folhas também podem ser usadas na fabricação de cosméticos, como shampoos anticaspa e tônico capilar. Além disso, é uma árvore que permanece verde durante todo o ano, até mesmo em períodos de grandes estiagens, podendo ser utilizada o ano inteiro”, destaca a mestre, uma das responsáveis pelo projeto.

O pó do juá – que já é bem utilizado entre os veganos – também é um velho conhecido dos povos indígenas. Além de ser usado na higienização do corpo e dos cabelos, pode ser ainda aplicado no tratamento de gastrite, gripe, febre, má digestão, contusões e ferimentos.

Uma das vantagens do produto em pó é a garantia do tempo de conservação, maior do que o produto in natura, já que ele é obtido em processos desenvolvidos em baixas temperaturas. Sem contar que é fácil de ser armazenado em laboratório ou em escala industrial.

“É um projeto muito importante no qual o papel do profissional da Química é essencial em todo o processo de obtenção da espuma estável. Os químicos são os responsáveis por fazer diversos estudos de estabilidade dessa espuma, antes de se iniciar a secagem. Após a obtenção do pó, realizam ainda várias outras análises físico-química para se ter informações sobre a conservação das propriedades do produto e a viabilidade da secagem, já que a ideia é obter um produto em pó que conserve o máximo de propriedades possíveis. Por isso, já fizemos o pedido de patente por se tratar de um trabalho com resultados significativos que contribuem para o crescimento do programa e de toda a UFPB”, ressalta Eudezia Mangueira.

Outros profissionais da Universidade Federal da Paraíba também atuaram no projeto. Entre eles, estão a mestre em engenharia química Ana Carolina Nóbrega Leite, os doutores em engenharia química e professores Josilene de Assis Cavalcante e Nagel Alves Costa, e os engenheiros químicos Marcos Antônio Pereira Morais e Amanda Oliveira Muniz.

 

Fonte: CFQ Conselho Federal de Química

Compartilhar

Artigos Relacionados

21 de agosto de 2025

Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.


Leia mais
21 de agosto de 2025

Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes


Leia mais
20 de agosto de 2025

Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura


Leia mais

Leia a última edição

Ohaus

Últimas notícias

  • Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.
  • Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes
  • Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura
  • Especialista alerta para os riscos do consumo de medicamentos vencidos
  • Nova estratégia melhora a estabilidade de células solares de perovskita
  • ⚛️ III WebConferência de Análises Instrumentais ⚛️
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica