• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Para Combater o Impacto Ambiental, SENAI CETIQT Traz Soluções para o uso de Resíduos Alimentares e Têxteis

“O planeta está em alerta vermelho”, disse o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. O relatório realizado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas traz números alarmantes sobre o aquecimento global até 2030, com a crescente poluição, disrupção climática, ausência de biodiversidade e o risco da falta de alimentos e recursos necessários para sobreviver. Segundo a ONU, a degradação da natureza já impacta o bem-estar da humanidade, com a fome afetando 811 milhões de pessoas pelo mundo. Para ajudar a evitar e minimizar essas catástrofes para os próximos anos, o SENAI CETIQT – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil trouxe alternativas relacionadas com resíduos alimentares e têxteis durante evento de sustentabilidade realizado na “Semana da Responsa”, que aconteceu entre 20 e 24 de setembro, seguindo as diretrizes da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.   

Durante o evento, Michelle Reich, professora do SENAI CETIQT, falou sobre desenvolvimento sustentável, iniciativas alimentares e a importância do ciclo de vida do produto. “Na economia circular, reinserimos materiais e produtos na cadeia, pensando no uso em cascata, por exemplo, uma doação de roupas ou um brechó. Dessa forma, o produto tem longevidade e sustentabilidade, diminuindo a pressão na extração e no descarte. Na indústria têxtil, já é usada a fibra da soja, proveniente da pasta residual da soja”, comentou. Esse reaproveitamento de alimentos evita o desperdício e ainda traz nutrientes para uma alimentação saudável, como reforçou Helena Mendonça, Chef de Partie no ClubMed Rio das Pedras. “Eu tive a oportunidade de criar alguns pratos com essa pegada em uma gastronomia de luxo. Por exemplo, o osso ou espinha do peixe, que iriam para o lixo, nós reaproveitamos para produzir outra fonte de alimento, como molhos ou caldos”, explicou. 

Outra questão levantada durante a palestra foi o impacto ambiental causado pela indústria da moda que, apesar de gerar milhões de empregos, é a segunda maior poluidora e a maior geradora de resíduos industriais. “Precisamos minimizar os impactos dos resíduos durante as etapas industriais até o consumidor final. A disposição inadequada do descarte em aterros causa redução da qualidade de saúde em comunidades próximas, além da degradação desse ambiente. Algumas soluções para isso são a reciclagem, o upcycling (técnica para aproveitar o resíduo e aumentar o valor agregado do produto) e rastreabilidade (verificação de todas as etapas por onde a peça produzida passou, deste a etapa de fibras)”, pontuou Elisa Esteves, pesquisadora do NUSEC – SENAI CETIQT. “É possível nutrir e vestir a partir dos resíduos. Mas precisamos fazer a nossa parte. Não teremos uma segunda chance ou um planeta B. O momento é agora”, finalizou Cristiane Souza, professora do SENAI CETIQT e mediadora do evento. 

 

O SENAI CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Capa ilustrativa do Manual da Anvisa sobre cálculo da Estimativa da Toxicidade Oral Aguda (ETA) para produtos saneantes – Outubro de 2025.
27 de outubro de 2025

ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes


Leia mais
Laboratório moderno e iluminado com microscópios e instrumentos em bancadas de análise química
24 de outubro de 2025

O mercado de instrumentação analítica acelera no Brasil: portabilidade, digitalização e crescimento sustentável redefinem os laboratórios


Leia mais
Ilustração científica de materiais orgânicos com brilho quântico representando energia solar e coerência eletrônica.
22 de outubro de 2025

Revolução Quântica na Energia Solar: quando moléculas orgânicas desafiam as leis da física


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
  • Interpretação de espectros na espectrometria de massas: da fragmentação à dedução estrutural
  • Rastreabilidade: o DNA da qualidade em laboratórios com BPL
  • Tudo o que você precisa saber sobre a produção de água quente e fria para injeção
  • ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes
  • Colunas de HPLC: o que o envelhecimento revela sobre a estabilidade dos métodos
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica