Para apoiar ações territoriais no combate à COVID-19, Embrapa sistematiza painéis estratégicos
Empresa coloca a sua expertise em inteligência, gestão e monitoramento territorial a serviço do Governo Federal.
Para apoiar o Governo Federal no planejamento de estratégias territoriais de combate à COVID-19 (Coronavirus Disease), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sistematizou painéis gráficos que mostram o avanço dos casos da doença no território nacional.
Os painéis mostram a evolução temporal diária, além da espacialização estadual dos casos da doença. Os gráficos são estruturados mediante o uso do ArcGIS – software de geoprocessamento – sobre o banco de dados abertos disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
As informações por estado podem ser detalhadas a partir do clique no nome da unidade federativa. Cada janela pode ser expandida para melhor leitura dos dados.
Esta iniciativa piloto, promovida pela equipe da Embrapa Territorial, centro de pesquisa localizado em Campinas, SP, pode ser aprimorada de acordo com demandas específicas do Ministério da Saúde.
Quanto maior a nuvem de dados a serem processados, mais informações estratégicas poderão ser extraídas dos gráficos e mapas. Novas análises, baseadas em estatísticas epidemiológicas, podem ser inseridas de acordo com a necessidade dos profissionais da saúde.
Gustavo Spadotti, supervisor do Grupo de Gestão Territorial Estratégica (GGTE) da Embrapa Territorial, considera que as análises territoriais podem ajudar o Governo Federal a planejar ações direcionadas às localidades mais críticas, a proteger territórios ainda não contaminados, e a cruzar informações com rotas logísticas, dados demográficos, entre outras. “Acreditamos que a chave para o sucesso do controle da doença seja a multidisciplinaridade”, afirma.
O painel elaborado pela Embrapa Territorial com estatísticas sobre a COVID-19 no Brasil integra a página especial da Embrapa com informações sobre os impactos da doença na cadeia produtiva do agronegócio, orientações para o agricultor se proteger do coronavírus e oferta de cursos on-line, entre outras ações da Empresa.
Com informações de Embrapa Notícias, texto de Alan Rodrigues.